Acabou a festa. Doutos não acreditam mais em redução da taxa de juros até o final do ano
Não que eu leve muito a sério – desconfio que, em 31 de dezembro, eles farão com que os números divulgados ao longo do ano batam direitinho. Mas o tal mercado financeiro, sim, tanto que muitas das ações são planejadas a partir da opinião deles, dos doutos – que reúnem o conteúdo do boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central.
Pois, neste semana, os especialistas juram que a inflação será de exatos 4,53%, dentro da meta estabelecida pelas autoridades monetárias. Já os juros, é bom tirar o cavalinho da chuva, não terão a taxa básica modificada até dezembro. Quer saber mais? Acompanhe a reportagem distribuída pela Agência Brasil, com texto assinado pela jornalista Kelly Oliveira. A seguir:
Selic não cairá mais neste ano, apostam analistas
O boletim Focus divulgado hoje (27) pelo Banco Central mostra que os analistas do mercado financeiro mantiveram a previsão de que não haverá mais cortes na taxa básica de juros, a Selic, neste ano. A publicação semanal do BC é elaborada com base em projeção de instituições financeiras para os principais indicadores da economia.
Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu os juros básicos de 9,25% ao ano para 8,75% ao ano. Na próxima quinta-feira, o BC divulga a ata da reunião do colegiado, com justificativas para a decisão, indicação da atuação futura e análise do cenário econômico.
Em 2010, os analistas esperam que o Copom aumente a taxa básica, que deve chegar ao fim do ano em 9,25% ao ano. A previsão anterior era 9,38% ao ano. A Selic serve de referência para outras taxas de juros e é usada pelo BC como uma forma de controle da inflação. Quando os preços estão em alta, o…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.