Assembléia. Assuntos são o que não falta para debater na Comissão de Assuntos Municipais
A principal célula da Federação. Essa ou outra expressão é sempre usada, como clichê ou não, para dar conta dos municípios. E são os temas afetos o objeto permanente de discussão em comissão específica na Assembléia Legislativa. Presidida por Aloísio Classmann, do PTB, definitivamente não faltou o que debater nesse primeiro semestre de 2009.
Com sua agenda cheia, prendeu-se muito a temas conjunturais, nas animadas reuniões (como a da foto) ou audiências públicas. Mas não foi apenas isso, como mostra reportagem com um balanço semestral, distribuída pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Claudia Paulitsch, com foto de Marco Couto. Confira:
Rodovias, enchentes e aeroporto da Serra foram destaque em Assuntos Municipais
De acordo com o deputado Aloísio Classmann (PTB), presidente da Comissão de Assuntos Municipais, o primeiro semestre de 2009 teve uma agenda definida por temas relevantes para a sociedade gaúcha. A situação das rodovias e necessidade de novas obras, a construção de um aeroporto para a região serrana, os prejuízos causados pela enchente no início do ano, e problemas relativos ao aumento do uso do crack mereceram destaque nas discussões.
Rodovias
A Comissão realizou, durante o semestre, audiência com representantes dos municípios da região Nordeste do RS para tratar do movimento Asfalto Urgente – A região não pode parar. A mobilização envolveu representantes de Tapejara, Santa Cecília do Sul, Água Santa, Vila Lângaro e Charrua, numa iniciativa conjunta de empresas privadas e prefeituras.
A construção de uma ponte sobre o Rio Jacuí, entre os municípios de Triunfo e São Jerônimo, a situação das obras na BR-101 e obras de duplicação da RS-118 também foram motivo de audiências públicas. A rodovia 118 tem um fluxo muito grande e fizemos encaminhamentos pedindo providências, afirma Classman.
Aeroporto e enchentes
A implantação de um aeroporto regional na Serra teve destaque nas discussões do semestre. Fizemos os devidos encaminhamentos. Os prefeitos precisam definir o local, informa Classmann. Da mesma forma, mereceu importância o problema da enchente ocorrida na Região Sul do estado. Uma delegação de parlamentares, organizada pela Comissão, visitou a cidade de Turuçu, onde reuniram-se com lideranças municipais e moradores. A Assembleia assumiu responsabilidade pela agilização das providências para homologação da situação de emergência pelo governo do Estado, requisito necessário para a obtenção de verbas do governo federal…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.