Arquivo

Racionalizar. Schirmer quer postura austera na condução dos gastos da Prefeitura

Fazer mais com menos. Este slogan, utilizado na campanha política pelo prefeito Cezar Schirmer, começou a se tornar realidade na manhã desta quarta-feira (7), na primeira coletiva do novo governo, no sétimo andar do Centro Administrativo. Acompanhado dos secretários Antonio Carlos de Lemos (Finanças), Carlos Pippi Brisola (Administração e Desenvolvimento Humano) e do Chefe de Gabinete, Giovani Manica, o prefeito Schirmer comunicou a implantação do Comitê Estratégico de Gestão.

O comitê visa a realização de uma série de medidas e a adoção de diretrizes para racionalizar os gastos da administração municipal. O chefe do Executivo acenou para uma postura austera na condução dos gastos da máquina pública. Lembrou que a diminuição prevista para este ano na arrecadação de impostos como ICMS, IPI e IR fez com que vários municípios tenham de rever gastos e prioridades para o ano que inicia.

O prefeito Schirmer avaliou que os primeiros 60 dias do Comitê Estratégico de Gestão enfocarão as áreas das finanças e dos recursos humanos, consideradas as com mais problemas. Cezar Schirmer comunicou que os primeiros resultados e as avaliações do conjunto de medidas adotadas pelo Comitê deverão sair em seis meses.

Principais medidas do Comitê Estratégico de Gestão – O conjunto de diretrizes propostos pela administração municipal para contenção de gastos visa desde a racionalização de espaços do centro administrativo assim como uma melhor distribuição da frota de carros veículos até a revisão dos contratos de prestadoras de serviços assim como de aluguéis.

Uma das medidas mais significativas visa o corte de 30% no custeio de gastos com secretarias, além de extinção e fusão de demais pastas. Schirmer salientou que tais medidas não comprometerão os serviços essenciais à população, disse o Prefeito. “Queremos fazer melhor e bem feito”, assegurou Schirmer.  Segundo ele, o Comitê Estratégico de Gestão, que dispõe sobre medidas de contenção de gastos, racionalização administrativa e contingenciamento orçamentário, fica sintetizado no artigo abaixo:

Art.4º – As dotações orçamentárias dos órgãos, fundos e entidades do Poder Executivo aprovadas para o exercício financeiro de 2009 ficam contingenciadas em 30 por cento do montante inicial, excetuando-se as dos grupos de pessoal e encargos sócias, juros, encargos e amortização da dívida, bem como as que tenham como fontes de recursos convênios, operações de crédito internas e externas, excepcionada a dotação destinada ao pagamento de precatórios.

O material está no sítio da Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo