Barnabés. Proposta de Marchezan Júnior abre salários dos servidores, inclusive dos eleitos
Na segunda-feira passada, noticiei aqui a vitória judicial do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab – que pretende divulgar os salários recebidos pelos barnabés paulistanos. No meio da semana, o Congresso aprovou a divulgação, na internet, dos salários dos três poderes e do Ministério Público. E no Rio Grande do Sul?
Por aqui, há uma proposta do deputado estadual Nelson Marchezan Júnior (foto), com o mesmo teor e já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada pelo plenário, também os barnabés gaúchos poderão ter seus holerites disponíveis pela grande rede. Mais detalhes, no material distribuído pela assessoria do parlamentar. A foto é de Marcos Eifler, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. A seguir:
Transparência no serviço público do Rio Grande do Sul
Servidores gaúchos poderão ter salários divulgados na internet
O Congresso Nacional aprovou, na última quarta-feira (15), a divulgação na internet dos salários dos servidores públicos dos três poderes e do Ministério Público, incluindo estatais, agências reguladoras e conselhos federais. No entanto, a transparência no serviço público também pode vir a ser implantada no Rio Grande do Sul.
Já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 184/2008, de autoria do deputado estadual Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que determina a publicação na internet dos salários dos servidores públicos gaúchos, inclusive dos cargos eletivos – governador, vice e deputados.
Os cargos e empregos existentes no serviço público, bem como as despesas correspondentes, não podem continuar sendo motivo de mistério. A transparência exige que a sociedade tenha uma noção exata de quantos são e o quanto custam, afirmou Marchezan Júnior.
O Projeto de Lei 184 prevê, ainda, que seja disponibilizado o número total de cargos ocupados e vagos, tanto de provimento efetivo como em comissão (CCs) nos três Poderes, abrangendo a administração direta, indireta e órgãos vinculados com as respectivas remunerações individualizadas. As informações devem ser atualizadas a cada bimestre.
Essa determinação também atingirá os funcionários inativos e pensionistas pagos pelo Tesouro do Estado. A aprovação da nova lei estará na pauta de discussões da Assembleia gaúcha após o recesso. As atividades do Poder Legislativo serão retomadas no dia 31 de julho.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.