Arquivo

Boletim semanal. “Doutos” só cochilam. E previsão de inflação aumenta. Mas a dos juros, não

Quase sempre eles dormem mal. Eventualmente sorriem. E quem ganha, ou perde, é a previsão semanal publicada pelo Banco Central, com a opinião dos doutos acerca do futuro da economia. Faz quase um mês que, às segundas-feiras, o boletim semanal “Focus” aponta crescimento (centesimal, mas enfim) da inflação anual. Nada que assuste, mas é assim que é.

 

Em compensação, nos últimos dias, devem ter cochilado. E a previsão da taxa de juros, a ser definida nesta quarta ou quinta-feira pelo Comitê de Política Monetária do BC, deve cair para abaixo dos 9% anuais. Melhor conferir, em todo caso. Ah, os detalhes do boletim você encontra no texto de Fernando Nakagawa, na versão online d’O Estado de São Paulo. Confira:

 

“Mercado eleva previsão de inflação de 2009 para 4,53%

Pela terceira semana seguida, o mercado financeiro aumentou a previsão para o índice oficial de inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na pesquisa Focus divulgada hoje (segunda), a mediana das estimativas para o indicador em 2009 passou de 4,50% para 4,53%. Com esse aumento, a estimativa fica acima do centro da meta de inflação para o ano, de 4,50%. Há um mês, o número estava em 4,40%. Para 2010, a mediana das previsões para o IPCA também subiu e passou de 4,40% para 4,41%, na quarta alta seguida. O número estava em 4,30% há quatro semanas.

A projeção suavizada do IPCA para os próximos 12 meses subiu de 4,11% para 4,14%. Há quatro semanas, analistas esperavam 4,09% para a alta do índice no acumulado dos 12 meses seguintes. Entre todos os analistas consultados pela pesquisa, a mediana das previsões para o IPCA em julho aumentou levemente, de 0,35% para 0,36%. Já para agosto, a estimativa passou de 0,30% para 0,31%. Há um mês, o mercado esperava, respectivamente, altas de 0,35% e 0,30%.

Juros
O mercado financeiro também manteve a previsão de que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic) em 0,50 ponto porcentual na reunião de quarta-feira, o que levaria a taxa Selic para 8,75% ao ano. A projeção é repetida pelos analistas há quatro semanas…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo