Bolsa Família. Lula defende o programa e seu reajuste. E aponta as baterias para a oposição
Vou deixar absolutamente claro: entendo que o Bolsa Família é um programa e tanto de redistribuição de renda. Um achado de Luiz Inácio Lula da Silva – que soube, ao contrário de Fernando Henrique Cardoso, fazer de uma boa idéia, algo concreto. E que, aí nem é este (nem sempre) humilde sítio que pensa sozinho, tem recebido elogios de todos os insuspeitos organismos internacionais, a começar pelo Banco Mundial, passando pelo Fundo Monetário Internacional.
Dito isto, é evidente que o reajuste anunciado para setembro tem todo o jeito de, ao lado de ajudar a economia do País (sim, é isso mesmo), também dá uma boa força eleitoral para quem defenderá o governo no próximo ano. Inclusive porque, obviamente, novo reajuste virá em 2010. Ou alguém duvida?
O programa e seu reajuste foram defendidos por Lula em discurso feito em Campina Grande, na terça-feira. E o relato foi feito por todos os jornais. Um deles, bastante elucidativo, é a reportagem publicada nO Estado de São Paulo. O texto é de Roberto Almeida, com foto de Ricardo Stuckert, da SCS/Presidência da República. Confira:
Lula antecipa críticas e sai em defesa do Bolsa-Família…
… Antecipando os ataques dos “críticos da oposição”, que veem com desconfiança o aumento do valor do Bolsa-Família em período pré-eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do programa de transferência de renda nesta terça-feira, 28. Em discurso inflamado, na inauguração de uma escola técnica federal em Campina Grande, na Paraíba, o presidente ressaltou necessidade de melhor distribuição de riquezas no País e afirmou que “o papel do governo federal é o de uma mãe”.
Como exemplo, Lula chamou ao palanque (confira a foto) uma aluna da escola técnica beneficiada pelo programa. Isabela Oliveira de Araújo, de 17 anos, subiu acanhada, mas acompanhou atenta. Emocionou-se quando o presidente passou a contar sua história. “Dê oportunidade, com professores que qualquer filho de elite teve nesse País, para ver como é possível que uma menina dessas, praticamente abandonada pelos pais, criada por uma tia, que recebe uma bolsa de R$ 180 para poder comer, tem futuro”, exaltou o presidente.
Além de receber o Bolsa-Família, Isabela ganhou uma bolsa para estudar mineração na escola técnica, inaugurada nesta terça. “O que nós estamos fazendo é tentar equiparar o Brasil para que a gente seja um País em que todos tenham igualdade de oportunidade”, avisou Lula…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – leia também a nota Você soube antes. Sítio (sem modéstia alguma) antecipou quarta-feira reajuste do Bolsa Família, que publiquei no último dia 3 de julho.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.