CongressoPolíticaSanta MariaTragédia

KISS. Schirmer depõe sobre a tragédia. Em Brasília

O prefeito falou munido de material previamente produzido, como se vê ao fundo da foto
O prefeito falou munido de material previamente produzido, como se vê ao fundo da foto

A CPI da Kiss anuncia para data a ser definida, mas depois do dia 20, a ida do prefeito Cezar Schirmer à Câmara de Vereadores. Lá, será inquirido pelos vereadores, inclusive os da oposição, se presume. Como também pelo advogado da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia.

Antes, porém, esteve nesta quarta-feira em Brasília, onde falou na Comissão de Representação Externa da Câmara dos Deputados, coordenada pelo santa-mariense Paulo Pimenta e que tem, também, entre seus membros, Nelson Marchezan Júnior.

Agora há pouco, perto das 10 da noite, o sítio publicou um flash a respeito. Agora, o material completo, produzido pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Karla Alessandra,com foto de Zeca Ribeiro. Acompanhe:

“ Prefeito de Santa Maria garante que documentação da boate estava legalizada

A documentação da boate Kiss estava em conformidade com a legislação do município, afirmou nesta quarta-feira, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. O prefeito participou de audiência pública realizada pela comissão especial que analisa a tragédia de Santa Maria.

Em janeiro deste ano um incêndio na boate provocou a morte de 241 pessoas, a maioria intoxicada pelo gás proveniente da espuma isolante utilizada no estabelecimento.

Cezar Schirmer afirmou que para conseguir a licença de funcionamento na prefeitura é preciso apresentar laudos técnicos que comprovem a conformidade do estabelecimento em relação às normas de segurança, de meio ambiente e sanitárias.

O prefeito explicou que o alvará de segurança é dado pelo Corpo de Bombeiros, a licença ambiental é concedida pelo órgão responsável pelo meio ambiente no município e o alvará sanitário é concedido pela Secretaria de Saúde.

Já o estudo de impacto de vizinhança e o laudo técnico de isolamento acústico são assinados por um responsável técnico que deve ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Fiscalização 

A fiscalização dos documentos é realizada anualmente por técnicos da prefeitura. Na opinião do prefeito, o que aconteceu na boate foi a junção de vários problemas: a faísca que iniciou o incêndio, os extintores vencidos e a superlotação. Cezar Schirmer acredita que agora é hora de trabalhar para que tragédias como essa não voltem a ocorrer no País. “Quantas e quantas vezes não se vai em um restaurante e está lotado e alguém diz assim: ‘chama lá o dono que me arrume uma mesa’. No elevador sempre cabe mais um; isso é um pouco da nossa cultura. Temos que começar a criar no País a cultura da legalidade, do cumprimento da lei. Custe o custar é fundamental, se a lei é ruim, muda a lei mas se a lei existe tem de ser cumprida…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Muito cômoda e diria até covarde a manifestação do nosso prefeito.Falar em mudança de lei, culpar os bombeiros (que não estavam lá para se defender) é fácil. É prática habitual da politica lava-mãos,que se acovarda diante das responsabilidades e surge radiante diante das realizações,mesmo que dos outros.

  2. “‘chama lá o dono que me arrume uma mesa’. No elevador sempre cabe mais um; isso é um pouco da nossa cultura.”
    Nossa vigula, talvez, da sua incultura senhor Alcaide.

  3. agora fica fácil nosso prefeito querer mudar leis e achar justificativas, mas na verdade, havia uma má administração e acabou se escancarando na tragédia da kiss, provando que agentes públicos tanto da prefeitura como do governo agiam por interesses próprios. E como já é sabido de todos nosso prefeito não tinha controle em seus subordinados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo