Contra a gripe.UFSM, Unifra e Ulbra sem aula, por enquanto. Escolas particulares são a dúvida
Na verdade, na verdade, com exceção de algumas importantes escolas particulares que ainda não se definiram – todos os demais estabelecimentos de ensino de Santa Maria decidiram adiar o início do segundo semestre letivo. A UFSM, por exemplo, que iria consultar o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), acerca da sugestão de adiamento feita pelo reitor Clóvis Lima, resolveu tomar uma atitude administrativa. E ontem, em nota oficial (confira aqui a íntegra), o vice-reitor no exercício da reitoria, Felipe Muller, acabou oficializando a retomada das aulas apenas em 1° de setembro.
E mais: as duas maiores instituições privadas de ensino superior seguiram o mesmo caminho sugerido pelo Governo do Estado e vão recomeçar as atividades letivas apenas em 17 de agosto. É o caso da Ulbra (confira, a propósito, notícia publicada ontem à tarde pela versão online do Diário de Santa Maria), como é também o da Unifra. O Centro Universitário Franciscano se decidiu na manhã desta quinta-feira. E sua assessoria distribuiu material a respeito. O mesmo que se transformou em nota que publiquei perto das 3 e meia da tarde. E que republico, pela óbvia importância. Confira, a seguir:
EXTRA. Unifra também adia reinício das aulas. É a gripe A!
Depois das redes pública estadual e municipal, que adiaram o reinício do ano letivo para 17 de agosto, é a maior instituição particular de ensino que decide também pela postergação. A diferença é apenas de data. No caso, a Unifra decidiu hoje (quinta) que a retomada das atividades letivas se dará apenas no dia 10. Acompanhe mais detalhes, no material distribuído pela assessoria de imprensa do Centro Universitário. O texto é assinado pelo jornalista Ludwig Larré. A seguir:
UNIFRA adia a volta às aulas e intensifica prevenção à gripe tipo A
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 30 de julho, a equipe da Reitoria da UNIFRA definiu novas ações de prevenção à epidemia de gripe tipo A. Como primeira medida preventiva, o início das atividades do segundo semestre letivo foi adiado por uma semana e as aulas recomeçam no dia 10 de agosto. As ações de esclarecimento à comunidade acadêmica também serão intensificadas na volta às aulas, com uma ampla distribuição de fôlderes e material informativo sobre as medidas de prevenção à gripe.
POSTO DE ATENDIMENTO – Durante a mesma reunião, ficou definido que, a partir do dia 10 de agosto, entra em funcionamento um posto de atendimento para orientação e monitoramento da gripe tipo A. O serviço, a cargo de uma equipe de profissionais da área da saúde atenderá exclusivamente alunos, professores e funcionários da Instituição. Caberá a essa equipe o encaminhamento aos órgãos competentes dos casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1. O posto de atendimento estará sob coordenação da professora enfermeira Cláudia Zamberlan.
FORMATURAS – O calendário de formaturas está mantido, com a orientação de que o público reforce as medidas de prevenção à gripe e de que pessoas que tiverem contato com casos suspeitos de contaminação pelo vírus H1N1 evitem o comparecimento aos locais onde ocorrem os atos solenes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.