Deu o óbvio. Governistas patrolam e fazem presidente, vice e relator da CPI da Petrobrás
Qual o primeiro efeito da patrola governista que elegeu presidente (João Pedro, do PT), vice-presidente (Marcelo Crivella, do PRB) e relator (Romero Jucá, do PMDB) da CPI da Petrobrás, instalada na tarde desta terça-feira, no Senado? Simples: a reunião inicial só acontece em agosto, depois do recesso. O resto é o óbvio: só será investigado, ou não, o que o governo desejar. E, claro, ninguém imagina, nem em delírio, que a ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, vai depor.
Só não entendo muito a perplexidade da oposição? Inicialmente porque era isso que já se anunciava há tempos, na medida que os governistas têm oito dos 11 votos da oposição. E depois porque, ao tempo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), também era assim que acontecia. Então, quem esperneava é quem hoje é governo. Logo, tirando o discurso, nada é diferente hoje do que ontem. Exceto que os sinais estão trocados.
Para obter mais detalhes da instalação da CPI, das decisões tomadas e dos discursos elaborados por governo e oposição, acompanhe a reportagem distribuída pela Agência Brasil. O texto é assinado pelo jornalista Alex Rodrigues com foto (do presidente João Pedro e do relator Jucá, de costas) de José Cruz. Confira:
João Pedro preside CPI da Petrobras, que tem Romero Jucá como relator
Os senadores João Pedro (PT-AM) e Marcelo Crivella (PRB-RJ) acabam de ser eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado.
Em votação secreta, a chapa governista obteve oito votos contra três da chapa da oposição, encabeçada pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Em seu primeiro ato como presidente da comissão, João Pedro designou para a relatoria da CPI o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado.
João Pedro também convocou a primeira reunião de trabalho para o dia 6 de agosto, no reinício dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar, que começa na sexta-feira (17) se, até lá, for votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010.
Na primeira reunião de trabalho da CPI da Petrobras serão apreciados os requerimentos apresentados pelos senadores, que integram a comissão, bem como a proposta de trabalho do relator Romero Jucá…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.