Arquivo

Do Marionaldo. Mês e pouco depois, militante respeita resultado mas quer manter movimento

Claro que o título é uma avaliação do (nem sempre) humilde repórter. Não é a única, por certo, mas exprime ao menos uma das presumíveis intenções do colaborador habitual deste sítio, Marionaldo Ferreira – que enviou a correspondência eletrônica na forma de artigo, refletindo sobre a consulta à comunidade da UFSM, ocorrida em 16 de junho. Acompanhe e tire você a tua própria conclusão.

 

“UFSM em movimento!!

 

Participamos há pouco tempo de uma consulta para Reitor da Universidade Federal de Santa Maria. Consulta à comunidade universitária que traduziu a vontade majoritária em apoiar um projeto diferente do que defendemos.

 

O desejo da maioria da comunidade consultada deve ser respeitado até o final do processo. Não tem como haver respeito à democracia e a participação se não formos éticos e mantermos princípios.

 

De qualquer forma e jeito, o grupo denominado “Movimento” tornou-se uma equipe não um aglomerado de pessoas reunidas pelo medo, necessidades ou anseio por vitórias sobre outros.

 

Esse grupo ficou fortalecido em um percentual baixo para “vencer” a consulta, mas significativo na sua essência, pois foram mais de 30% dos participantes que deram seu voto na procura do novo.

 

Esse novo pactuado em uma proposta de Nova Universidade, não deve ficar preso a uma consulta ou a um evento somente da UFSM. É no cotidiano, nas pequenas coisas que se constrói a teia, que se solidificam os elos, que se acomodam as pedras da estrutura. 

 

Toda equipe precisa de um ou mais líderes. Erra quem acha que eles são os mais importantes da cadeia formadora da equipe. Eles são os que validam a importância de todos. São os melhores líderes os que conseguem captar, dentre a banalidade habitual do cotidiano, os valores e relevâncias de cada pessoa e, descobertos esses valores, fazer com que eles aflorem.

 

Assim foram nossos lideres Paulo Burmann e Martha Adaime. Eles mobilizaram talentos e vontades. Eis o desafio: dizer cada vez menos o EU imperativo e assumir o NÓS colaborativo. Esta é uma mentalidade transformadora. Esta é uma postura capaz de construir impérios solidificados na ética, na verdade, no bem e no belo. Eles foram capazes.

 

Parabéns Burmann e Martha.

 

Parabéns a todos que de uma forma ou outra ajudaram a pensar uma NOVA UFSM. Continuar a sonhar e agir é nossa meta. O sonho que se sonha só é apenas um sonho. Mas estamos e ficaremos juntos para tornar nossos sonhos em realidades.

 

Marionaldo Ferreira

Servidor e feliz apoiador da proposta Movimento por NOVA UFSM “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo