Arquivo

Economia. As apostas indicam uma redução de 0,5% nos juros. O Copom é que decide. E será hoje

De mês e meio em mês e meio, os doutos entre os doutos do Banco Central do Brasil, dirigido pelo banqueiro-mor Henrique Meirelles (foto), se reúnem no chamado Comitê de Política Monetária. Pois é esse tal de Copom que fixa, entre outras coisas, a taxa básica de juro a ser praticada pelos agentes econômicos. E que é balizadora de uma série de ações no mercado financeiro.

 

Claro que os sujeitos reunidos em Brasília desde esta terça-feira não estão imunes a pressões, mas dizem que as decisões são, mais que políticas, técnicas. Então, tá. De qualquer forma, a previsão dos “especialistas” é que haverá uma redução (talvez a última de 2009) de 9,25% para 8,75%. Ainda entre as maiores do planeta, mas certamente uma injeção de otimismo na economia.

 

Será que isso vai mesmo acontecer? No final da tarde desta quarta se saberá. Enquanto isso, acompanhe material produzido pela Agência Brasil, logo no início da reunião. O texto é do repórter Stenio Ribeiro, com foto de Antonio Cruz. A seguir:

 

“Copom realiza quinta reunião do ano para dosar taxa Selic

A agenda econômica desta semana tem como destaque doméstico a realização, hoje (terça, 21) e amanhã (quarta, 22), da quinta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) no ano, para discutir a possível manutenção da política de redução da taxa básica de juros (Selic), que neste ano já cedeu 4,5 pontos percentuais, caindo de 13,75% para os atuais 9,25% ao ano.

Os analistas financeiros continuam acreditando em mais afrouxamento da política monetária, só que em ritmo mais reduzido em relação aos cortes das quatro últimas reuniões: três de 1 ponto percentual e uma de 1,5 ponto percentual. O economista-chefe do Banco Schahin, Sílvio Campos Neto, diz que “existe uma aposta praticamente unânime” de que a redução desta vez será de meio ponto, com a Selic caindo para 8,75%.

Segundo ele, há percepção no mercado financeiro de que o anúncio a ser feito amanhã à noite traga a última redução do ciclo atual de quedas da taxa Selic. Em vista disso, ele acrescenta que é importante avaliar o texto do comunicado que sai depois da reunião do Copom para possíveis sinais para o futuro. Igual atenção deve ser dada também à ata que…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo