Arquivo

Especial. Quinta de festa para o Comércio de Santa Maria, com direito a prêmio aos destaques

Com a prestimosa colaboração da assessoria de comunicação da Câmara de Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism), este sítio publica pelo menos quatro textos que noticiam a grande festa do comércio santa-mariense, com a premiação de organizações que se destacaram, seja neste último ano, ou por sua história em favor do desenvolvimento do município.

 

É, penso, a mais tradicional das festividades empresariais da cidade. E merece, portanto, o destaque que oferecemos. O primeiro texto trata exatamente do histórico e, também, de uma das homenagens que serão prestadas nesta quinta-feira, com um jantar no Clube Recreativo Dores. Todas as matérias são assinadas pela jornalista Carla Suptitz, da assessoria da Cacism. Vale a pena acompanhar. Nesta e nas demais notas que publicarei no início da manhã. Confira:

 

“Uma homenagem com a força de mais de quatro décadas


Nesta quinta, dia 16, às 20 horas, no Clube Recreativo Dores, acontece o Jantar do Dia do Comerciante, que, neste ano, integra a Semana do Comércio Santa Maria. A homenagem ao Empresário do Ano e ao Destaque Comércio, foi criado em 1960, pela CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria). De lá para cá, a cidade cresceu, os shoppings surgiram, as lojas comerciais se multiplicaram e a prestação de serviços foi ganhando mais espaço e força, sendo incluída a homenagem ao Destaque Prestação de Serviços no evento que é a grande festa dos dois setores.


Hoje a promoção da CACISM congrega o SINDILOJAS (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria), SINDIGÊNEROS (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria) e AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria).


Tradição e inovação, desenvolvimento e integração na vida da comunidade, crescimento e solidez. Os homenageados dessa edição compartilham de diversas características comuns, sendo modelo de organizações de sucesso e liderança empresarial que projeta e promove o desenvolvimento.

 

MÉRITO ESPECIAL – Banda da 3ª Divisão do Exército


Em 2009, a Banda de Música da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) completa 100 anos de atividades. Segundo a Ordem do Dia nº 41, de 30 de abril de 1909, do Comando do 7º Regimento de Infantaria (7º RI), a visita do General José Salustiano Fernandes dos Reis, Comandante da 3ª Brigada Estratégica ao quartel provisório do regimento marcou o início oficial das atividades da Banda, então composta por 34 músicos, sob a regência do 2º Tenente Palinércio Rezende.


Em 1970, o 7º RI passou a denominar-se 7º Batalhão de Infantaria e, em 1972, este passou a denominar-se 7º Batalhão de Infantaria Blindado. Em 06 de abril de 1989, a Banda de Música foi integrada à Companhia de Comando da 3ª DE e, em 25 de agosto de 1992, passou a ocupar as novas instalações, no Campo de Instrução de Santa Maria, onde permanece até os dias atuais. Ao longo de 100 anos, a Banda esteve presente em momentos marcantes da história da “Divisão Encouraçada”. Assim, em 1946, participou da inauguração da Ponte Internacional entre Uruguaiana e Paso de Los Libres; em 1958, participou das comemorações do centenário de emancipação política de Santa Maria, e, em 1961, do Desfile da Legalidade.


Além de atender às Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria, proporciona ao público civil concertos, retretas e apresentações diversas, atuando como elemento de Comunicação Social da 3ª DE, tornou-se referência na região central do Estado do Rio Grande do Sul. A Banda de Música da 3ª Divisão de Exército assume destaque em concertos, retretas, apresentações didáticas e recreativas nas escolas e comunidades, exigindo de seus integrantes o constante preparo técnico profissional, dando-lhe um aspecto peculiar por ser uma Banda com responsabilidades que vão muito além da execução do repertório marcial.


Merece grande destaque, a realização do “Projeto Banda nas Escolas”, criado em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, em 2004. Em mais de trezentas apresentações em escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino de Santa Maria e municípios vizinhos, a Banda de Música firmou-se como irradiadora de civismo, cultura e recreação, integrando os militares ao ambiente escolar, por meio da música. Em sua formação técnica , administrativa e cultural, é formada por Bacharéis e acadêmicos do Curso Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e contribui ainda com sua participação ativa no quadro de músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.


Vale destacar que nestes 100 anos de atividade junto a comunidade Santamariense, sempre desfruta dos aplauso e do carinho em todas as suas apresentações, incentivo este para o aprimoramento e a dedicação a arte musical. Atualmente a Banda de Música está sob a regência do 1º Ten QAO Mus Jorge Evandro de Moraes Cortinhas, auxiliado pelo ST Mestre de Música Ildo Guerra e possui 45 músicos executantes alem de 5 tamboreiros e 01 motorista.”

 

(CONTINUA…)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo