Gripe A. Comitê estadual elabora estratégias para enfrentamento e controle da pandemia no RS
Aconteceu nesta segunda-feira a primeira reunião do Comitê Estadual para enfrentamento da Gripe A no Rio Grande do Sul. O grupo, criado por decreto da governadora Yeda Crusius, terá a coordenação, entre outros, do secretário estadual de Saúde Osmar Terra, mas vários outros organismos dele participam.
No encontro inicial foram definidos três eixos fundamentais para o trabalho a ser desenvolvido. Os detalhes da reunião e as primeiras medidas tomadas você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto é de Jefferson Bernardes. Confira:
Governo do RS instala primeiro Comitê Estadual de Enfrentamento da gripe A
O Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia Influenza A (H1N1), instituído por decreto pela governadora Yeda Crusius, para reforçar as medidas de proteção e informação aos gaúchos sobre a doença, teve a primeira reunião nesta segunda-feira (20), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. O encontro de instalação do grupo foi coordenado pela governadora. De acordo com Yeda Crusius, “é necessário padronizar as ações de prevenção, de vigilância, de assistência e de comunicação para que a população receba atendimento qualificado e informação correta sobre a gripe”.
Caberá ao Comitê promover as condições necessárias para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle da pandemia. “Vamos criar protocolos e unificar as ações, desde a equipe da Rede Comunitária da Saúde, passando pela equipe dos hospitais de pequeno e médio portes, até os hospitais de alta complexidade”, informou o secretário da Saúde, Osmar Terra.
Dentro do Comitê, grupos técnicos estarão trabalhando em três eixos considerados fundamentais. O primeiro é de Vigilância em Saúde, formado pelas secretarias da Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e Ministério da Saúde/Anvisa, que dará exatamente a dimensão da epidemia em cada momento, acompanhando casos suspeitos e estabelecendo procedimentos adequados de encaminhamentos pela rede de assistência. O Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia Influenza A (H1N1), instituído por decreto pela governadora Yeda Crusius, para reforçar as medidas de proteção e informação aos gaúchos sobre a doença, teve a primeira reunião nesta segunda-feira (20), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. O encontro de instalação do grupo foi coordenado pela governadora. De acordo com Yeda Crusius, “é necessário padronizar as ações de prevenção, de vigilância, de assistência e de comunicação para que a população receba atendimento qualificado e informação correta sobre a gripe”.
Caberá ao Comitê promover as condições necessárias para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle da pandemia. “Vamos criar protocolos e unificar as ações, desde a equipe da Rede Comunitária da Saúde, passando pela equipe dos hospitais de pequeno e médio portes, até os hospitais de alta complexidade”, informou o secretário da Saúde, Osmar Terra.
Dentro do Comitê, grupos técnicos estarão trabalhando em três eixos considerados fundamentais. O primeiro é de Vigilância em Saúde, formado pelas secretarias da Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e Ministério da Saúde/Anvisa, que dará exatamente a dimensão da epidemia em cada momento, acompanhando casos suspeitos e estabelecendo procedimentos adequados de encaminhamentos pela rede de assistência.…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.