Arquivo

Gripe A. Osmar Terra reafirma não ser necessário decretar Emergência para combater a doença

Com a audiência de seis vereadores (dos nove) da base do governo, além do vice (e secretário de Saúde) José Farret e do prefeito Cezar Schirmer, a esperada palavra do secretário estadual de Saúde, Osmar Terra (na foto, entre as maiores autoridades municipais), foi concedida ao meio dia de ontem, em Santa Maria. E, pelo menos como este (nem sempre) humilde repórter esperava, foi tranqüilizadora. Mais que isso: fugiu à regra catastrofista que tem sido verificada na imprensa da boca do monte. Escrevo isso com todo o respeito, mas penso que o pânico que se percebe em boa parte da comunidade se deve, em muito, à forma como a Gripe A está sendo amplificada para a sociedade, pelos seus qualificados intermediários. No caso, a mídia.

 

Esquecendo a parte, digamos, institucional, é bastante elucidativo o material (inclusive a foto) distribuído pela Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura, com os detalhes da entrevista coletiva de Terra, que, entre outras coisas, confirmou sua opinião de que é desnecessária a decretação de Emergência para poder bem atender à população. Acompanhe, a seguir:

 

“Santa Maria está no caminho certo, afirmou secretário Terra sobre as medidas de controle da Gripe A no município

 

A visita do secretário de Saúde do Estado Osmar Terra a Santa Maria, nesta quinta-feira (23), confirmou que as medidas adotadas pelo prefeito Cezar Schirmer, para conter o avanço da Gripe A na cidade, estão no caminho certo. O secretário avaliou que Santa Maria foi o município que mais se preparou para enfrentar o problema. Terra explicou que o governo do Estado está dando todo o apoio a essas medidas, entre elas o atendimento ampliado nas Unidades de Saúde, uma vez que cada unidade com ampliação de horário recebe R$ 6 mil reais por mês. “A minha palavra aqui é de tranquilidade. Acho que as medidas que Santa Maria tomou são as mais adequadas”, afirmou o secretário. Terra complementou orientando os demais prefeitos que passam por este problema a seguirem o exemplo do município.

 

Além da ampliação do horário de atendimento nos postos- são 13 no total, sendo dois PAs abertos 24h- o prefeito Cezar Schirmer relatou ao secretário as demais medidas, entre elas a contratação emergencial de 21 médicos e 28 enfermeiros; instalação de uma unidade especial junto ao Pronto Atendimento do Patronato; instalação de uma unidade móvel no Centro da cidade; implantação do serviço Disk-Gripe, com orientação através dos números 91650656 e 91542464 ( recebe ligação à cobrar) e impressão de 100 mil cartilhas com informações sobre prevenção e rede de atendimento no município.

 

Entre as medidas de apoio aos municípios, anunciadas pelo secretário de Saúde, está a antecipação de duas parcelas de R$ 4 milhões para a aquisição de medicamentos básicos e antibióticos, para tratar as possíveis complicações da gripe. O Estado também irá oferecer ao Hospital Universitário mais seis respiradores, do total de 100 alugados e 50 adquiridos pelo Governo para os casos mais graves. Se for necessário, segundo informou o secretário, o Estado enviará mais respiradores para abrir uma unidade na Casa de Saúde.

 

Osmar Terra também tranqüilizou a comunidade Santa-mariense quanto ao antiviral Tamiflu, usado no tratamento da gripe. O secretário informou que o Estado recebeu 15 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde e que foi destinada ao município mais uma remessa da medicação. O secretário, no entanto, alertou que a medicação não é de uso indiscriminado e será administrada mediante um protocolo avaliado pelos médicos da rede pública. A medicação é indicada para casos de paciente considerados de risco, como as pessoas com baixa imunidade; idosos, crianças menores de dois anos, obesos mórbidos, entre outros. “Não vai faltar medicação, teremos um fluxo de Tamiflu suficiente para os pacientes graves”, confirmou o secretário.

 

Outras medidas estão sendo encaminhadas pela secretaria da saúde a fim de enfrentar a epidemia de Gripe A no Estado, uma delas diz respeito a descentralização do exame de diagnóstico do vírus, o que ainda não tem prazo definido. No entanto, o secretário Terra anunciou que na próxima segunda-feira o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do RS) já poderá realizar o exame de Imunofluorescência, que faz a distinção entre o que é gripe de outras viroses que também atacam no inverno. Este exame ficará pronto em no máximo 24h…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo