Não custa lembrar. O dia em que a PF defenestrou Protógenes. Ah, ele concorre em 2010?
Confira a seguir trecho de nota que publiquei no início da noite de 15 de julho de 2008, uma terça-feira:
EXTRA. Na dividida PF, afastado o delegado que prendeu Dantas. E diretor geral tira férias
Eis uma história que, algum dia, alguém contará. Mas muito provavelmente não será agora. O fato é que, agora há pouco, surgiu a informação, direta de Brasília: o delegado Protógenes Queirós, que prendeu um balaio de grã-finos, na Operação Satiagraha, foi afastado do cargo e a ele não voltará, depois de um treinamento de que participará.
Em contrapartida, o Diretor Geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, que foi pego de surpresa pela ação que levou ao xilindró, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o superdoleiro Naji Nahas, decidiu pedir férias. Hein? Isso mesmo…
Para reler a íntegra da nota, clique aqui.
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, e do afastamento de Protógenes (na foto de José Cruz, da Agência Brasil) três fatos são significativos. Um é que o delegado que o substituiu e que refez os inquéritos que tinham Daniel Dantas como centro encontrou exatamente a mesma coisa. E o banqueiro continua complicado – inclusive porque, embora tentassem, com a ajuda da mídia grandona, especialmente da ex-revista Veja, não conseguiram afastar o juiz federal encarregado, Fausto De Sanctis.
Outro é que o delegado virou estrela nacional e viajou pelo país inteiro, a tiracolo de parlamentares como a deputada gaúcha Luciana Genro, do PSOL, fazendo palestras e encontrando pessoas que, no futuro, poderão ser eleitores dele.
E o terceiro fato é decorrente dos anteriores: há boas chances de Protógenes Queirós virar mesmo candidato a deputado federal em São Paulo. Mas não pelo PSOL, e sim pelo PDT. Veja só!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.