Otimismo (2). Pesquisa habitual do IBGE apresenta terceira queda consecutiva do desemprego
Não chega a ser exatamente algo excepcional. Mas há motivos para crer que a curva mudou. Afinal, é o terceiro mês consecutivo em que a pesquisa feita pelo IBGE mostra queda do desemprego. Ainda é um número bastante razoável e negativo. Afinal, chega a 1,9 milhão o número dos sem-emprego nas regiões metropolitanas em que o levantamento é feito. Mas foi muuuito pior – e a tendência é de melhoria na situação.
Sobre os números, inclusive onde a situação é melhor e/ou pior, você encontra em reportagem publicada no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. Acompanhe, a seguir:
Desemprego tem 3ª queda seguida e é o menor desde dezembro, mostra IBGE
Taxa de desemprego recuou de 8,8% em maio para 8,1% em junho. Rendimento do trabalhador não acompanhou alta e ficou estável.
A taxa de desemprego no país registrou em junho sua terceira queda mensal consecutiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desemprego no mês passado ficou em 8,1%, na menor taxa desde os 6,8% registrados em dezembro do ano passado. Em maio, o desemprego havia ficado em 8,8%.
Na comparação com junho de 2008, no entanto, o desemprego ficou quase estável: naquele mês, a taxa ficara em 7,9%.
A análise do IBGE mostra que, na passagem de maio para junho, houve alta de 4,1% no emprego entre militares e funcionários públicos estatutários. Nas demais categorias (empregados com e sem carteira de trabalho assinada no setor privado e trabalhadores por conta própria) houve estabilidade na mesma comparação.
O número de desempregados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas foi calculado em 1,9 milhão – uma queda de 8,3% na comparação com o mês anterior. Já a população ocupada ficou em 21,1 milhões, uma alta de 0,8% frente a maio…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.