Otimismo. A crise já se foi. Pelo menos no inconsciente do consumidor das grandes cidades
A amostra – aliás, significativa – da habitual pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas é composta por 2 mil domicílios em sete capitais. Isto é, são as maiores cidades do país. Nesse grupo, normalmente irradiador de suas sensações para o restante da sociedade, o otimismo voltou a patamares muito semelhantes aos anteriores à crise ianque. Quer dizer, pelo menos para esse segmento, os efeitos já não são tão presentes no quotidiano.
Será mesmo? O futuro é que dirá com maior clareza, afinal a pesquisa da FGV é mensal. Mais detalhes você encontra na reportagem publicada na versão online dO Estado de São Paulo. O texto é assinado por Adriana Chiarini. A seguir:
FGV: confiança do consumidor se aproxima do pré-crise
A confiança do consumidor brasileiro já voltou próximo aos níveis pré-crise, indica o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de julho, que subiu 2,8% em relação a junho. O índice na série com ajuste sazonal praticamente voltou ao nível que estava em setembro de 2008, mês em que houve a concordata do banco de investimento Lehman Brothers nos Estados Unidos, e é superior ao de agosto de 2008. Em julho, o ICC foi de 111,4, e em setembro de 2008, em 111,7. Em agosto do ano passado, o índice estava em 108,8.
A FGV também revisou o crescimento de junho de 4,1% para 5,1%. As avaliações sobre a situação atual e os próximos meses melhoraram na pesquisa deste mês. O Índice da Situação Atual (ISA) teve alta de 2,8% e o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,9%, atingindo o maior nível desde maio de 2008…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.