Parceiros da Limpeza. Leitor aponta dúvidas sobre o acordo entre a Prefeitura e empresários
Que todos queremos ver a cidade limpa, não há dúvida. E que a esculhambação em torno do centro da cidade, especialmente, este sítio foi bastante enfático em sua opinião, exposta ontem, aqui. Então, não há como ser contrário a uma idéia que, em tese, tem tudo para ser assimilada pela população, que a aplaude.
Me refiro, especificamente ao Parceiros da Natureza, lançado na sexta-feira pela prefeitura e anunciado como uma parceria público-privada. O programa (leia, a propósito, a notícia do lançamento, em material da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura) conta com a participação e o apoio do Escritório da Cidade, secretarias de município de Turismo, Proteção Ambiental, Esporte e Lazer, Trânsito e Mobilidade Urbana e Obras, Sindilojas, CDL, Cacism, AHTURR, Ajesm, Sulclean e Associação dos Veículos de Comunicação – deixando aberta, a prefeitura, a possibilidade de adesão de mais instituições.
Mas, a par do mérito da iniciativa, há alguns questionamentos interessantes, feitos pelo jornalista Fritz Nunes, um colaborador habitual deste sítio. E, com a concordância dele, exponho suas (dele) dúvidas, que me parecem bastante pertinentes. E que denotam alguma dificuldade de entender, afinal de contas, os termos da parceria.
Confira o bilhete eletrônico do colega:
Na última semana, o prefeito Cezar Schirmer lançou uma parceria (seria uma PPP?) com entidades, chamando-a de “Parceiros da Limpeza”. Pelo que entendi, é através da Sulclean, que varredores (?) farão limpeza no centro da cidade. Li que são diversas entidades empresariais envolvidas.
A minha dúvida, e nenhuma das matérias publicadas esclarecem isso, é como foi efetivada essa parceria? Qual é o custo para o Poder Público? Qual é o custo para as empresas? Aonde está o contrato? Pode ser uma bela vantagem para a prefeitura e para a comunidade, mas é preciso que esteja muito detalhado e, sobretudo, que a imprensa repasse aos leitores as informações completas a respeito desse assunto, e não divulgue apenas como um relise, tecendo loas à iniciativa.
Abraço.
Fritz Nunes
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: bem que a prefeitura, em nome da transparência sempre corretamente defendida pelo prefeito Cezar Schirmer, poderia esclarecer essas dúvidas do Fritz Nunes, com as quais me solidarizo.
EM TEMPO: a foto que ilustra esta página é de Felipe Pires, da SCS, e retrata o lançamento do Parceiros da Limpeza, em que o prefeito cumprimenta uma das pessoas que trabalharão nas ruas do centro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.