Arquivo

Pós-2010. O que fará Lula, após deixar o Planalto? O sonho (será delírio?) é o Banco Mundial

Como até a mídia grandona já “descobriu” que Luiz Inácio Lula da Silva não quer, nem nunca quis, o terceiro mandato (exceto, queeeem sabe, em 2014), agora o assunto volta-se para o “day-after”. O que fará o Presidente, ainda jovem (bem mais que Fernando Henrique, quando deste deixou o cargo), fará após a saída do Palácio?

 

Ninguém confirma, nem desmente, mas o objetivo seria uma função de relevância planetária. E o alvo nada pequeno seria a presidência do Banco Mundial – para o que teria que contar com o beneplácito ianque, que sempre impôs o candidato dele. Mas, como, para Barack Obama, Lula “é o cara”, quem sabe…

 

Sobre o sonho (ou delírio?) e suas possibilidades, além de outras alternativas hoje desconhecidas, quem escreve, em sua página na internet, é Paulo Moreira Leite, jornalista da revista Época. A foto do Presidente da República é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. Acompanhe:

 

“Lula quer o Banco Mundial no pós-Lula

Começa a se construir, em Brasília, um futuro para o presidente Lula no pós-Lula.

Estamos falando do cenário otimista: Lula consegue emplacar Dilma Rousseff no Planalto em 2010 e precisa cuidar da vida por quatro anos – até que possa decidir ou não se tenta um terceiro mandato, em 2014, como já admitiu que pode vir a fazer.

O que fará o presidente? Cresce, entre assessores do governo, a idéia de manter Lula em atividade, mas fora do país. Seria uma forma de deixar o já ex-presidente longe dos microfones que poderiam perturbar e esvaziar a autoridade de uma presidente recém-empossada, mas sem obrigá-lo a manter-se em silêncio.

O plano é dar a Lula uma posição de destaque numa grande instituição internacional – o Banco Mundial. Com atenções voltadas para os países pobres, onde financia projetos de desenvolvimento, o Banco Mundial seria uma ótima vitrine para Lula, um político que, graças ao prestígio do Bolsa Família junto a diversos governos, acumulou seu prestígio como defensor dos pobres também fora do país…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo