Boa escola para todos.Em dia agitado politicamente, Yeda lança projeto para a educação básica
Não foi exatamente um dia tranqüilo, para o Governo do Estado, esta quarta-feira. Na CPI do Detran, por exemplo, a maioria dos integrantes (inclusive de alinhados ao Palácio Piratini) apresentou requerimento para convocar Delson Martini, Secretário Geral de Governo. Ele será instado a esclarecer as razões pelas quais é citado em áudios divulgados pela Polícia Federal, nas investigações da Fraude do Detran.
Ainda assim, a principal atividade do dia, no que toca às ações de governo, foi o lançamento de um dos 12 chamados programas estruturantes da administração. Este, especificamente, trata da Educação. Confira mais detalhes no material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto (em que aparecem a governadora Yeda Crusius e a secretária de Educação, Mariza Abreu) é de Jefferson Bernardes. Acompanhe:
Governo do Estado lança programa estruturante da Educação
A governadora Yeda Crusius e a secretária da Educação, Mariza Abreu, lançaram nesta quarta-feira (4) o Programa Estruturante Boa Escola Para Todos. No evento, foram apresentados os projetos educacionais inseridos no programa estruturante do governo do Estado coordenado pela secretaria.
A iniciativa faz parte dos 12 programas implementados pelo executivo gaúcho, visando ao enfrentamento de problemas em áreas como segurança, saúde, educação, infra-estrutura, desenvolvimento econômico, trabalho, cidadania e gestão pública.
O Programa Boa Escola Para Todos tem como objetivo melhorar a qualidade da Educação Básica, com redução da repetência, diminuição da evasão escolar e aumento dos níveis de aprendizagem dos estudantes.
Também prevê a expansão, diversificação e qualificação da Educação Profissional no Estado. As ações do Boa Escola Para Todos serão desenvolvidas até 31 de dezembro de 2010, com investimento total no valor de R$ 330 milhões.
Cinco projetos relacionados à estrutura da área educacional gaúcha integram o programa: Sistema de Avaliação Educacional do Rio Grande do Sul (Saers), que servirá para orientar as políticas públicas comprometidas com a melhoria da aprendizagem dos alunos; Sala de Aula Digital, que consiste na implantação de mais mil laboratórios de informática em escolas estaduais; Professor Nota 10, onde serão capacitados 30 mil professores e estabelecida nova legislação para o sistema educacional; Centro de Referência na Educação Profissional, que transformará nove escolas técnicas em espaços de referência em determinadas áreas; e Escola Legal, que visa a realização de reformas e ampliações de estabelecimentos de ensino da rede estadual.
O Boa Escola Para Todos também está identificado com o Movimento Compromisso Todos pela Educação, articulado por diversos segmentos da sociedade civil, e a Agenda Estratégica 2006-2020, coordenado pelas federações empresariais gaúchas.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.