PolíticaTurismo

TURISMO. Atílio Alencar critica a inexistência de políticas públicas para o setor. E tem uma proposta

“….Mas com todas as injustiças que a História possa ter eclipsado, o fato é que da chegada de homens e mulheres europeus, constituindo uma nova massa de indivíduos com mão de obra disponível, resultaram focos de urbanização e socialização importantes para a geopolítica do Brasil. E com isso, claro, novas formações culturais floresceram.

Feita esta necessária digressão, voltemos ao tema do turismo em Santa Maria. Não é preciso ser nenhum especialista para perceber que aos sucessivos governos municipais falta conhecimento e vontade política para potencializar o turismo na cidade e região. Aqui, muito embora a situação geográfica seja privilegiada, não há sequer uma política pública pensada para a área…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Turismo comunitário”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O fato é que Santa Maria não tem vocação para cidade empreendedora, turística ou industrial. É uma cidade de "proprietários", no sentido de quem tem renda estável e quer consumir. Haja vista a presença do Estado e seus funcionários que movimentam economicamente a cidade, desde que, durante o entre guerras alemães e italianos foram expulsos da cidade com suas indústrias caseiras.
    O que se deveria fazer, era melhorar o atendimento e a qualidade do setor de serviços e comércio, para atrair mais consumidores. Fora isso, o discurso do pequeno, da atração de investimento, do "empreendedorismo" será sempre elemento exógeno na paisagem local.
    Nesse caso, o problema não é somente dos governos, de projetos ou "políticas públicas", para desenvolver o Turismo. A questão é saber se as pessoas, nas suas ações cotidianas querem isso, ou estão fazendo esse esforço sem o querer: caso da 4ª Colônia. Lá é um modo de vida que atrai turistas. A pergunta qual o modo de vida de Santa Maria que é atrativa??? Quais as recompensas que nativos e forasteiros esperam ter com vir à Santa Maria???

  2. Santa Maria precisa investir os recursos que não tem para incentivar o turismo…na Quarta Colônia.
    Santa Maria não faz parte da Quarta Colônia. E os municípios que fazem não estão parados. Vide o Recanto Maestro.
    Atualmente não existe algo que atraia turistas (em número maior do que o atual) para a região. A fronteira está mudando isto devido a produção de vinhos de maior qualidade. No futuro pode ser que chegue no nível do Vale dos Vinhedos.
    A não ser que inventemos um turismo para militantes de esquerda. "Venha capinar um lote em Santa Maria". Nada de avião, quatro horas num ônibus para vir e para voltar. Se bem que o forte dos militantes de esquerda não é fazer. É falar como os outros deveriam fazer o próprio trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo