DestaqueEducação

PREFEITURA. Executivo apresenta projeto de lei para contratar mais de 500 professores temporários

Regime trabalho previsto na proposta do governo será de 20 horas semanais

Secretária Lúcia Madruga foi à Câmara para explicar projeto de contratação de professores temporários (Foto TV Câmara/Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

O governo Jorge Pozzobom (PSDB) protocolou na Câmara de Vereadores de Santa Maria, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 9685/2023 para contratação temporária de 518 professores. O regime de trabalho será de 20 horas semanais, com prazo máximo de contratação de 24 meses.

Conforme a proposta, serão 200 vagas para Educação Infantil, 180 para Ensino Fundamental Anos Iniciais, 100 para Anos Finais do Ensino Fundamental, oito para Educação Profissional e 30 para Educação Especial.

A secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, esteve presente na sessão e usou a tribuna na forma de visitante ilustre para explicar as motivações do projeto. Ela pediu para os vereadores aprovarem um pedido para que a matéria tramite em regime de urgência e informou que a Prefeitura busca arrecadar recursos adicionais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Estamos buscando a possibilidade que o município venha a receber um recurso adicional por desempenho. Nessa modalidade que se chama VAR, Valor Aluno por Resultado, o município de Santa Maria teria possibilidade de uma arrecadação de mais de R$ 2 milhões para o ano de 2024, caso consiga cumprir todos os condicionantes”, disse a secretária.

Com mais professores, a Prefeitura almeja alcançar resultados mais elevados de aprendizagem de seus estudantes e, por consequência, ter a oportunidade de manter e ampliar as receitas do Fundeb. Na justificativa da proposta, o Executivo explica que a contratação emergencial não substituirá cargos que poderão ser chamados de forma efetiva.

Ainda na justificativa, a Prefeitura alega que, apenas entre janeiro e abril deste ano foram registrados 303 afastamentos de professores, o que impossibilita a gestão efetiva de substituição do quadro. Logo, os profissionais temporários estariam aptos e disponíveis para atender essa necessidade.

Há possibilidade que Lúcia Madruga retorne ao Legislativo, na quinta-feira (28), para debater o projeto com os vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É a tal cousa. Diario Vermelho das Patotinhas tinha (ou ainda tem) toda terça feira a noite na Sala de Monologos um representante do poder publico municipal. Uma pista, maioria da população não está interessada em como as salsichas são feitas, simplesmente deseja tocar a vida sem deparar-se com um problema que deveria ter sido resolvido pelo paço municipal e não foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo