EconomiaNegóciosSanta Maria

AUTOMÓVEIS. Mercado de carros novos continua bombando em SM. Em agosto, 438. No ano, 3.656

Definitivamente, as revendas de automóveis de Santa Maria não podem se queixar da vida. Os juros baixos e o imposto menor são fatores preponderantes, embora talvez não os únicos, para o verdadeiro “boom” de comercialização de veículos experimentada desde o ano passado.

Tome-se agosto. No mês passado, foram 438 automóveis e comerciais leves zero quilômetro emplacados na boca do monte. Isso significa nada menos que 30% além dos 338 vendidos no mesmo período, em 2008. Computados os primeiros oito meses de 2009, são nada menos que 3.658 unidades comercializadas, contra 2.649 de idêntico percurso, no ano passado. Isso significa um desempenho 38% superior. É muito automóvel, cá entre nós – fazendo os revendedores sorrir de orelha a orelha e colocando, no reverso, os planejadores do trânsito de cabelo em pé.

Como curiosidade, confira a quantidade de veículos vendida, por marca, no mês passado:  Ford – 91, Gm – 87,  Volkswagen – 85,  Fiat – 58, Renault – 28, Peugeot – 23, Honda e  Toyota – 21 (cada), Citroen – 11, e Outros – 13.

ESTADO E PAÍS – na comparação com o Estado e o País, a vantagem santa-mariense é ainda mais flagrante. No Rio Grande foram vendidas 19.856 unidades agora em agosto, contra 17.786 em 2008. Um aumento de 11,6%. E no País, conforme nota publicada por Lauro Jardim, na versão online da seção Radar, da ex-revista Veja, foram emplacados 258.163 veículos (mais detalhes aqui)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Sei que muitos aqui vão me questionar: “Mas você é servidor desta secretaria e não sabe”? Respondo: o atual secretário de Mobilidade Urbana, ou é muito “inteligênte” e tem uma “carta na manga”;…ou realmente não entende nada sobre o assunto;…haja visto que não desce de seu gabinete do 4° andar para conversar com seus funcionários que estão na rua; fazendo o trabalho que interessa.

  2. Esta questão da Mobilidade Urbana foi muito bem lembrada pelo João Rocha. Alias, sou funcionário da Prefeitura (lotado exatamente nesta nova secretaria, a de Mobilidade Urbana). O problema é que esta Secretaria, parece que não fez (ou não esta se preocupando muito em fazer) o tal PLANO DIRETOR DE MOBILIDADE URBANA, citado pelo João no comentário abaixo.

  3. já está na hora de o município de Santa Maria fazer o PLANO DIRETOR DE MOBILIDADE URBANA, de preferência que seja com a participação popular.
    não custa lembrar que o MINISTÉRIO DAS CIDADES ajuda municípios a formularem seus planos diretores é só acessar http://www.cidades.gov.br
    dia de chuva não se consegue andar de carro nesta cidade, agora nos dias bons também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo