Arquivo

Coluna Observatório. “Há quem não ache o Frentão o tal”

Schirmer e Farret.

Juntos ou separados,

qual a melhor opção?

 

A tese, ressalve-se, não é de Observatório, mas de importante liderança que, até outro dia, participava ativamente das negociações em torno do frentão oposicionista que terá a liderança do deputado federal Cezar Schirmer, do PMDB.

 

Segundo esse militante, é mais difícil derrotar o PT com um candidato apenas. O melhor seria ter pelo menos dois, quem sabe até três nomes fortes, e separados. A opinião, que uns e outros consideram exótica tem muito a ver com a aritmética.

 

A base de toda a elocubração é entendimento mais ou menos generalizado segundo o qual, por exemplo, PT e PP (leia-se José Farret) teriam 30% já na largada. Cezar Schirmer, 25%.  Nesse cenário, olha a tese aí, para vencer o pleito seriam necessários não mais que 7% (no máximo) adicionais para Farret e 12% para Schirmer. Um quarto candidato (Pozzobom?) teria maiores dificuldades mas, se conseguir entrar na campanha com um patamar de, digamos 20% (o que significaria retirar alguma coisa dos demais oposicionistas), precisaria avançar outros 17%.

 

E o que aconteceria, segundo o autor da tese, na hipótese de um candidato único (no caso, Schirmer) de oposição? Ele teria o embate direto com a bem avaliada administração petista, que deve melhorar ainda mais com as obras do PAC (é o que todos dizem, mas evitam faze-lo publicamente) e, de inhapa, teria que conquistar no mínimo 20% adicionais de votos.  Aqui, no papel, pode-se até discordar, mas faz sentido.

 

De todo modo, convenhamos, trata-se – o frentão – de algo não experimentado. De sorte que o que se pode fazer é apenas conjecturar. Esta coluna lembra, por exemplo, que se for observada a outra metade do copo, isto é, como seria para o PT (e seus aliados) o enfrentamento com um candidato único, também se teria a necessidade de avançar 20% sobre os 30% supostamente já garantidos. Logo…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo