ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Para analisar uma pesquisa, só mesmo andando de elevador”

A seção “Não custa lembrar”

Em 12 de agosto de 2000:

Hora do elevador – A pesquisa eleitoral divulgada semana passada serviu, entre outras análises, para que quem estava no quinto andar descobrisse que a situação não é tão segura. E que resvalar para, pelo menos, o quarto andar não deveria estar fora de cogitação. Segurar-se na escada e impedir que outros subam mais, tornou-se missão digna para um arquiteto dos mais competentes.

Na parte de baixo do prédio,  quem ficou no primeiro andar, com certeza, não pensava que pudesse estar tão distante do quarto. E que é hora, mais que hora aliás, de tomar o elevador. Do contrário, o chão ficará frágil. E o terremoto será inevitável.”

Hoje:

Veja só, e o exemplo acima é bastante elucidativo, como eram tratadas as pesquisas eleitorais há exatos nove anos mais um mês. Então, se aproximava a eleição municipal em que se digladiavam o prefeito Osvaldo Nascimento (na época, no PTB), que buscava a reeleição e os desafiantes Cezar Schirmer, Valdeci Oliveira, José Farret e Alda Olivier. Era bastante complicado analisar levantamentos (bem mais que hoje, em que os patrulheiros estão por aí mesmo). O jeito era estabelecer algumas analogias. E a do elevador foi a que se serviu, na época, o colunista. Ah, um exercício: tente adivinhar que andar cabia a quem, na alegoria de Observatório.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo