Arquivo

Menos presos na cadeia? O senador Demóstenes tem a idéia. Mas vai se incomodar. E não é pouco

Presta atenção na proposta do senador do DEM de Goiás, Demóstenes Torres, e que por sinal é oriundo do Ministério Público. Ela está contida em nota publicada na versão online da seção “Radar”, editada pelo jornalista Lauro Jardim na ex-revista Veja. Lá no final, o meu comentário. Confira:

 

“JUSTIÇA
Esvaziando as cadeias

Logo após as eleições, Demóstenes Torres (na foto de Valter Campanato, da ABr) apresentará na Comissão de Constituição e Justiça do Senado duas propostas que, se aprovadas, contribuirão substancialmente para reduzir o número de presos no país.

 

A idéia é retirar da cadeia criminosos de baixa periculosidade, a começar pelos que estão lá em prisão temporária, só por haver risco de quererem fugir. O senador apresentará uma proposta para implantar ostensivamente o monitoramento eletrônico.

 

Foi desta forma que a Justiça americana assegurou a permanência dos bispos da Igreja Renascer na Flórida sem precisar mantê-los permanentemente atrás das grades.

 

Fiança alta

A outra proposta vai direto no bolso dos criminosos do colarinho branco. Diante da dificuldade de mantê-los na cadeia, o senador vai sugerir que os valores das fianças sejam proporcionais ao patrimônio dos presos. Na prática, a idéia é fazer com que os condenados de saquearem milhões dos cofres públicos devolvam ao estado parte do que levaram.”

 

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: desde já, afianço que sou favorável à proposta do senador goiano. Mas também informo que eu, e quem pensa do mesmo jeito, inclusive Demóstenes Torres, estamos em franca minoria. Ele vai se incomodar como sentimento conservador e reacionário ainda predominante na sociedade. Pode apostar.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas na versão online da seção “Radar”, da ex-revista Veja. O editor da coluna é Lauro Jardim.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo