Arquivo

Não tem outro jeito. Candidato tucano à sucessão de Lula sai de prévia interna. Como no PT

Salvo uma reportagem sem grande destaque (confira a sugestão de leitura, lá embaixo), publicada pel’O Estado de São Paulo, a mídia (grandona ou não) praticamente escondeu, se é que sabia, uma importante decisão tomada na noite de terça-feira, pela Executiva Nacional do PSDB.

 

Acordaram, os dirigentes do tucanato, cujo presidente é o senador cearense Tasso Jereissati e o futuro ocupante do cargo será o também senador Sérgio Guerra, de pernambucano, que onde não houver consenso, haverá prévias para a escolha dos candidatos a governador, em 2010. E que a medida vale também para a Presidência da República.

 

Aí é que está o busilis. Até as pedras sabem que José Serra, governador de São Paulo, e Aécio Neves, governador de Minas Gerais, querem concorrer à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro porque sabe ser sua última chance, o segundo porque acha que esta é a hora.  Inclusive porque, se esperar mais quatro anos, terá que defrontar-se com o próprio Lula, um filme já protagonizado por Serra, que detestou o final.

 

Como tanto Neves quanto Serra são candidatos, e não há, embora falte algum tempo, qualquer indício de que um deles vai desistir, não haverá outro jeito senão a prévia proposta, agora, pela executiva nacional tucana. Com o que, ainda que o PSDB não goste nada da comparação, se igualará ao PT, que pratica esse tipo de procedimento, quando o consenso inexiste. Aliás, o próprio Lula, não é demais lembrar, para concorrer a presidente, em 2002, enfrentou antes uma prévia com Eduardo Suplicy – e venceu com 85% dos votos dos petistas.

EM TEMPO: no caso específico do Rio Grande do Sul, a candidatura de Yeda Crusius será decidida, mesmo, é pela própria. Aliás, ela está disputando a prévia desde agora. Se o seu Plano de Recuperação do Estado der certo (são muitos os que duvidam, além de haver os que concordam, mas torcem contra), mais que candidata a continuar no Palácio Piratini, será a favorita a vencer o pleito.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “PSDB fará prévias para Presidência”, de Cida Fontes, n’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo