ELEIÇÕES 2010. Sim, Serra tem bons motivos para festejar. Mas cautela não faz mal
Em qualquer cenário que você pode imaginar, José Serra mantém-se na dianteira das pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, no pleito que acontece em outubro de 2010. Contra Dilma Rousseff, Ciro Gomes, Marina Silva, Antonio Palocci, Heloísa Helena ou outro de qualquer cacife que aparecer, se a eleição fosse hoje, o governador paulista seria o eleito – quem sabe inclusive no primeiro turno. Mesmo no front interno, do PSDB, Serra corre com facilidade. Aécio Neves não é sombra para ele, quando o confronto é nacional e contra os demais adversários.
Essa é a primeira e mais óbvia (penso) das conclusões possíveis a ser extraídas da pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Sensus, no rotineiro trabalho realizado sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes. Isso significa que Serra será o Presidente? Não necessariamente. Além de haver tempo, não há garantia alguma de que o pleito se decide no primeiro turno – muito pelo contrário. E aí, dizem especialistas de quase todos os quadrantes, a influência de Luiz Inácio Lula da Silva, o superbemavaliado presidente pode mudar o jogo. Se é que será esse mesmo, o que ninguém pode garantir, a ano e pouco do pleito.
Em todo caso, com a cautela possível, sim, José Serra tem bons motivos para festejar. Sobre os números divulgados, e vários outros detalhes, acompanhe reportagem publicada na versão online da Folha de São Paulo. O texto é assinado pela jornalista Gabriela Guerreiro, com foto de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:
“Serra lidera disputa à Presidência e abre vantagem sobre Dilma, diz pesquisa
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abriu vantagem em relação à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. Serra aparece na frente da petista e dos demais candidatos em todos os cenários da pesquisa – tanto na espontânea (em que não há lista de candidatos apresentada aos entrevistados) quanto na estimulada.
Serra perderia apenas para o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode disputar a reeleição. O tucano é o primeiro lembrado depois de Lula na pesquisa espontânea, com 7,7% das intenções de votos. Lula aparece líder absoluto com 21,2%. Dilma aparece em terceiro lugar na pesquisa espontânea, com 4,8% das intenções de votos, seguida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 3,1%, e pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com 1% dos votos.
A senadora Marina Silva (PV), que deve se lançar candidata à Presidência da República, foi lembrada por apenas 0,9% dos eleitores na pesquisa espontânea – mesmo percentual atingido pela ex-senadora Heloísa Helena (PSOL).
Na pesquisa estimulada, Serra venceria Dilma com 39,5% dos votos, enquanto a petista recebeu 19%. Em terceiro lugar aparece Heloísa Helena, com 9,7% dos votos, seguida por Marina Silva, com 4,8%. A CNT Sensus não realizou cenário em que Serra, Dilma e Ciro disputam o primeiro turno.
Quando Dilma é substituída pelo deputado Antônio Palocci (PT), a vantagem de Serra é ainda maior: 42,2% para o tucano contra apenas 7% para o petista. Em segundo lugar aparece Heloísa Helena, com 10,8%, seguida por Marina, com 7,4%. No cenário em que Serra disputa com Ciro, Heloísa Helena e Marina, o tucano venceria com 40,5% dos votos, seguido pela ex-senadora do PSOL, com 10,7% dos votos, Ciro (8,7%) e Marina (7,1%)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
O tucaninho vai bater asas este ano. No ano da eleição, vai ser depenado como o picolé de xuxu no último pleito. ELes não conseguiram vender o Brasil nas duas gestões do FHC e agora querem mais uma oportunidade para entregar para o estrangeiro a Petrobras, o Pre-sal, Itaipu, a Amazônia e etc. Vamos impedir os vendilhões da pátria de voltarem. Xô fantasmas.