CongressoPartidos

FIDELIDADE. PT quer de volta o mandato de Arns, mas não o de Marina. Por quê?

Flávio Arns é um ex-tucano. Por aí começa a explicação
Flávio Arns é um ex-tucano. Por aí começa a explicação

Há duas razões fundamentais que explicam a diferença de comportamento do Partido dos Trabalhadores em relação a Marina Silva, do Acre, e Flávio Arns, do Paraná, senadores eleitos pela sigla e que, agora, estão se mandando – ela para o PV, ele ainda não se sabe.

Uma é óbvia: a popularidade, no mínimo entre a opinião publicada, de Marina a tornaria uma vítima; o que, de resto, não interessa ao PT, nesse momento em que a acreana e ex-ministra virou candidata a Presidente da República. Quanto a Arns, é conhecido no máximo em território paranaense e o partido até já cogitava não permitir que concorresse à reeleição, em 2010.

A segunda razão é, digamos, histórica. Afinal, Marina é fundadora do PT e sempre teve (e ainda tem) as melhores relações pessoais e políticas com muitos petistas influentes, a começar pelo Presidente da República – o que impediria qualquer retaliação. Já Flávio Arns, ao contrário, chegou há poucos anos, oriundo do PSDB – e sempre teve sua “fidelidade” programática posta em dúvida. Logo, há mais gente faceira do que triste com a sua saída. Portanto, melhor reaver a vaga no Senado, no entendimento da maioria.

De todo modo, a decisão não está tomada. Mas está a caminho, como mostra nota publicada pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Acompanhe o texto, com foto de José Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

PT ameaça reivindicar o mandato de Arns na Justiça

O PT planeja quebrar lanças pelo mandato do senador Flávio Arns (PR). Ameaça abrir contra ele um processo na Justiça Eleitoral. Na ação, o petismo exigirá que lhe seja devolvido o mandato de Arns, que decidiu abandonar a legenda nas pegadas da operação “salva Sarney”.

O caso de Arns foi discutido … numa reunião da Executiva do PT. Deliberou-se que a encrenca será levada ao Diretório Nacional da legenda. Um dos participantes da reunião contou ao blog que a Executiva sugerirá ao Diretório o caminho judicial: “O mandato pertence ao partido, não ao…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo