Assembleia

IMPEACHMENT. Pavan anuncia hoje que acata o pedido. Que, porém, não afasta Yeda

Pavan deverá acatar o  pedido, numa decisão política legítima. Porém, sem efeito prático
Pavan deverá acatar o pedido, numa decisão política legítima. Porém, sem efeito prático

Em nota com a assinatura da jornalista Stela Pastore, a Agência de Notícias da Assembléia Legislativa (e a foto de Marcos Eifler) dá conta do pronunciamento, ás ’10 e meia da manhã de hoje, do presidente do parlamento, Ivar Pavan. O petista anuncia, com base nas discussões que manteve com o grupo técnico que nomeou para esse fim, o que fará com o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius, encaminhado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do RS, no início de julho.

Na verdade, Pavan só tem duas alternativas. Em ambas, antecipa este (nem sempre) humilde repórter, o resultado final será o mesmo: a governadora permanecerá no cargo. Na primeira, por não ver razões objetivas (embora a ação de improbidade administrativa de que Yeda, com outras oito figuras públicas, é alvo na 3ª Vara da Justiça Federal em Santa Maria), o presidente da Assembléia arquiva o pedido.

Na segunda possibilidade concreta, o dirigente máximo do Legislativo acata o pedido e o requerimento começa a correr na Casa, com a instalação de uma Comissão Especial para tratar do assunto. A base governista, bastante consistente, rejeitará o pedido. Mesmo que seja enviado ao plenário, o resultado óbvio é o mesmo.

PALPITE CLAUDEMIRIANO: ainda que sabendo rigorosamente nula a possibilidade do impeachment, Ivar Pavan vai admitir o requerimento. De um lado, para fortalecer a oposição, da qual afinal de contas faz parte, e desgastar, mesmo que por alguns momentos, o governo. De outro porque, de fato, acredita na culpabilidade da governadora. O resultado real, como escrevi lá em cima, em qualquer dos casos, é o mesmo: não obstante o eventual desgaste e o trabalho de defesa que terá que fazer, Yeda continua titular do Palácio Piratini.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Parabéns ao presidente Pavan. Ao anunciar o impeachmente, ele confirmou e revelou aos gaúchos a existência de 26 itens e diálogos que comprovam o elo da govennadora tucana com a roubalheira. Eu concordo com o Flamarion. A governadora vai ser eleita sim. Eleita como a melhor cliente de advogados do Brasil. A mulher tem mais processos contra ela que o Maluf.

  2. Déficit zero é maior falácia da história. Os limites mínimos gastos na educação 25% e saúde 12% previstos na constituição foram simplesmente esquecidos. Ou seja já LOA a previsão de gastos é bem abaixo do que prevê a lei. Assim fica fácil falar déficit zero. As filas nos postos de saúde só crescem e as pessoas morrem esperando atendimento. E na educação, que tal as escolas de lata ou ainda novo plano de carreira dos professores estaduais (que só beneficia o governo e tira direitos adquiridos há decadas). Mas tem gente que acredita…

  3. Por isto digo a vocês: “Deixem a mulher trabalhar”, ela esta fazendo um bom governo, com déficit zero (pela primeira vez isto aconteceu no RS) e desenvolvendo o nosso Estado!

  4. Tiago e Claudemir; escrevam o que vou dizer: “A governadora Yeda será reeleita”,…para “desespero” de vocês, he he he he!

  5. E contra o teu “amado” presidente Lula,…nada de Impeachment e palavras-de-ordem caro tiago? “Eta povinho brasileiro bem acomodado”.

  6. graças a DEUS a maestra irá ser cassada!bah! isso é um sonho!
    mas como na política sonho não existe estou cada vez mais convencido que a adorável governadora irá se safar!
    eta povinho!
    nem na semana farroupilha se rebelam contra isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo