Economia

OLHAR DE FORA. Crise ianque deixou o Brasil mais forte no planeta. Que coisa, hein?

Cada vez mais se fortalece a idéia defendida (penso que meio de improviso, por instinto, mais do que por qualquer interferência técnica) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meados de setembro do ano passado. Sim, a crise ianque seria uma marolinha, pelo menos do ponto de vista brasileiro.

Lula, no desfile de 7 de setembro, em Brasília: por cima da carne seca
Lula, no desfile de 7 de setembro, em Brasília: por cima da carne seca

Aos poucos, começa a se perceber que (de novo) Lula estava certo. E quem diz não são os apoiadores do Presidente da República. Outro dia, era a ex-revista Veja – que coisaaaa! -, se rendendo (como relatei aqui). Agora, são especialistas internacionais a dizer que aumentou a importância verde-e-amarelo no planeta, passada a crise. Quem registra é a BBC Brasil, em reportagem de Daniel Gallas, direto de Londres. A foto é de Ricardo Stuckert, da SCS/Presidência da República. Confira você mesmo, a seguir:

Crise fortaleceu papel do Brasil no mundo, dizem analistas

O Brasil está saindo da atual crise econômica mundial fortalecido em relação aos países desenvolvidos, na avaliação de especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

A análise da situação da economia brasileira foi feita a pedido da BBC Brasil, que publica a partir desta segunda-feira, até o dia 24 de setembro, a série “Depois da Tempestade”, um especial com um balanço de um ano de crise econômica. Segundo os especialistas, neste último ano, o Brasil não foi poupado da crise, como esperavam os defensores da teoria do “descolamento”, mas se prepara para sair da recessão com indicadores relativamente saudáveis quando comparados aos das principais economias do mundo.

Instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) preveem que o país, ao lado de outros emergentes, se recupere da crise mais rapidamente e também amplie a margem de vantagem em relação ao crescimento dos países ricos. No entanto, mesmo com o crescimento econômico relativamente acelerado, o Brasil e outros emergentes ainda lutam para ter mais voz política em organismos e grupos internacionais como o FMI e o G8.

Vantagem

O FMI prevê que as economias emergentes crescerão 1,5% neste ano, enquanto os países desenvolvidos terão retração de 3,8%. Em 2010, quando as economias avançadas devem crescer 0,6%, segundo o FMI, os países emergentes estarão crescendo quase oito vezes mais rápido: a 4,7%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras análisees reportagens produzidas e publicadas pela BBC Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo