AssembleiaCongresso

OLHAR DE FORA. Forrobodó da CPI da Corrupção gaúcha e a analogia com Brasília

Na CPI gaúcha, brilha, por exemplo, o líder do governo Pedro Westphalen, do PP - que lá é Lula
Na CPI gaúcha, brilha, por exemplo, o líder do governo Pedro Westphalen, do PP - que lá é Lula

Não é exatamente uma novidade para o leitor deste (nem sempre) humilde sítio. Aqui já se fez a similitude entre o que faz a base governista da governadora Yeda Crusius, em relação à CPI da Corrupção; e o comportamento dos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas CPIs instaladas no Congresso, especialmente a da Petrobrás. O que vale aqui, não vale lá. E vice-versa. Depende do ponto de vista de cada grupo político, conforme a geografia do Poder.

No caso, quem escreve é Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Ele se refere especificamente ao modo de atuar, aqui, da bancada tucana (auxiliada por PMDB – que em Brasília está com Lula – e PP – que também é lulista lá). Acompanhe você mesmo, com a foto de Marfos Eifler, da Agência de Notícias da AL/RS. A seguir:

 “PSDB recorre no RS a tática que condena em Brasília

PT e PSDB desempenham, no Rio Grande do Sul, papéis inversos aos que costumam encenar em Brasília. No plano federal, o tucanato é “vítima” das manobras da tropa de elite do governo. Expedientes protelatórios, que travam apurações em CPIs como a da Petrobras e a das ONGs. Na esfera estadual, o PSDB ergue barricadas na CPI constituída sob o patrocínio do petismo para investigar a gestão tucana da governadora Yeda Crusius.

Aberta no mês passado, a comissão gaúcha reuniu-se nesta terça (8) pela segunda vez. Em tese, deveria dar início às investigações. Na prática, perdeu-se em bate-boca. No centro da polêmica, estão a presidente da CPI, Stela Farias (PT); e o relator, Coffy Rodrigues (PSDB)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo