Grande notícia! Universidades federais gaúchas terão 4,7 mil novas vagas. Para a UFSM, 1.605
O ministro da Educação, Fernando Haddad, na companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quarta-feira, que haverá mais de 44 mil vagas adicionais nas universidades federais brasileiras já em 2009. Com o que, serão, no total, 228 mil vagas, em números redondos.
O Rio Grande do Sul é beneficiado com 4,7 mil dessas vagas. E, no caso específico da UFSM, são 1605 novas. Cá entre nós, isso é uma grande notícia, dada a vocação, cada vez mais óbvia, pelo ensino e o saber, na terra da boca do monte. Sobre a ampliação de vagas no ensino superior público federal, acompanhe reportagem distribuída pela Agência Brasil. O texto é de Amanda Cieglinski. A seguir:
Universidades federais terão 44 mil vagas novas em 2009
Nos primeiros vestibulares de 2009, as universidades federais vão oferecer mais 44 mil vagas. O aumento da oferta é resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Os dados foram divulgados hoje (3) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto (na foto de Antônio Cruz, da ABr).
Segundo Haddad, em comparação a 2003, o número de vagas dobrou. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões. Essa solenidade é justamente para celebrar o aumento de 100% das vagas ofertadas passando de 113 mil em 2003 para 227 mil para 2009, contabilizou.
Desde 2003, doze novas universidades foram criadas. Outros quatro projetos para criação de instituições de ensino superior tramitam no Congresso Nacional, como a Universidade da África. Segundo o Ministério da Educação, as regiões que irão apresentar maior crescimento no número de vagas serão a Nordeste, com 112% e a Sul, com 107%…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem Universidades federais terão 44 mil vagas novas em 2009, de Amanda Cieglinski, da Agência Brasil.
Leia também a notícia Universidades federais do Estado terão 4,7 mil novas vagas em 2009, publicada pela versão online de Zero Hora.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.