AgronegócioEconomia

SAFRA AGRÍCOLA. Na verdade, não é a oitava maravilha do mundo. Mas a nona, talvez

Grãos de soja, ainda a maior riqueza agrícola brasileira
Grãos de soja, ainda a maior riqueza agrícola brasileira

É verdade. Havia uma expectativa bastante otimista para a mais recente safra de grãos. A idéia é que pudesse ser quebrado o recorde histórico do ano anterior, quando o Brasil colheu mais de 144 milhões de toneladas, a maior de todos os tempos. Daí, porém, a dizer que foi um fiasco, vai uma grande diferença.

Assim, dá para festejar um pouquinho, por que não, o fato de a safra de 2008 ter sido a segunda maior, perdendo apenas exatamente para a do ano anterior. E ainda assim, com crise e tudo, a redução foi de algo como 5%. Confira os detalhes dos números, na reportagem distribuída pela Agência Brasil. A seguir:

Safra 2008/2009 tem segundo melhor resultado da história

Os agricultores brasileiros produziram 134,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2008/2009. Esse resultado é o segundo melhor já registrado no país, perdendo apenas para a safra anterior, quando foram colhidas 144,1 milhões de toneladas. 

O levantamento, que fecha os números do ciclo que se estendeu de agosto de 2008 a julho deste ano, foi divulgado hoje (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a estatal, as duas culturas mais volumosas – a soja (57,1 milhões de toneladas) e o milho (50,1 milhões de toneladas) – foram prejudicadas com a estiagem ocorrida no Centro-Sul do país, que afetou, principalmente, a produtividade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul.

Isso fez com que a produção caísse 6,8% em relação à safra 2007/2008, mesmo com o aumento de 0,6% da área plantada, que passou para 47,4 milhões de hectares. As lavouras de soja e milho ocuparam 75% dessa área.

Segundo a Conab, apesar de prejudicar a produção de soja e milho, a estiagem acabou beneficiando o cultivo de arroz no Rio Grande do Sul, que teve produtividade recorde, passando de 6.902 quilos para 7.150 quilos por hectare…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo