CongressoSupremo

SUPREMO. Toffoli já não é só candidato “do Lula”. OAB endossou a indicação

Cezar Britto e a OAB saíram em defesa de um integrante de sua categoria
Cezar Britto e a OAB saíram em defesa de um integrante de sua categoria

Essa foi uma vitória importante de José Antonio Dias Toffoli, Advogado Geral da União, e indicado pelo Presidente da República para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Depois de receber menções elogiosas de outros integrantes do STF, a começar por seu presidente (e também ex-chefão da AGU ao tempo de Fernando Henrique Cardoso) Gilmar Mendes, por sua capacidade jurídica, também a Ordem dos Advogados do Brasil se manifesta em favor dele.

De certa maneira, fica um contraponto técnico às argumentações políticas (legítimas) da oposição e, sobretudo, às reportagens interessantes publicadas pela mídia grandona que se colocou (a par dos eventuais méritos jornalísticos do material publicado) a reboque dos interesses sobretudo do PSDB.

Sobre a posição externada pela OAB, quem escreve é o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Acompanhe:

Em carta a Lula, OAB endossa indicação de Toffoli

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, enviou uma carta a Lula. Datado de 22 de setembro, o texto abre assim:

“Como presidente do Conselho Federal da OAB, congratulo-me com Vossa Excelência pela indicação de um advogado…” “…O eminete ministro Advogado da União José Antonio Dias Toffoli, para ocupar a vaga aberta no STF em virtude do falecimento de outro advogado, o ministro Carlos Alberto Direito”.

O documento fez Toffoli alterar sua estratégia. Apresenta-se agora não como um indicado de Lula, mas como candidato dos advogados ao Supremo. Cezar Britto anota na carta que a “polêmica” suscitada pela indicação de Toffoli “expôs a advocacia a uma avaliação inexata e despropositada”. Ficou no ar, segundo ele, a “suposta inaptidão” de um advogado para o “exercício da…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados e/ou comentados pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo