AssembleiaEstado

TRANSPARÊNCIA. Marchezan Jr quer divulgação total de dados públicos. Inclusive salários

Marchezan Jr (E) propõe a divulgação total dos números públicos. Mas há controvérsia
Marchezan Jr (E) propõe a divulgação total dos números públicos. Mas há controvérsia

Uma interessante audiência pública aconteceu na manhã desta quinta-feira, na Assembléia Legislativa. O tema: transparência nas contas públicas. Afinal, o que é ou não “divulgável” para a sociedade? Esse foi um dos temas tratados pelos presentes, representando os mais diversos Poderes.

Promovido pela Comissão de Finanças do Legislativo, sob a presidência do deputado Nelson Marchezan Júnior, o encontro deixou bem claras as divergências que existem inclusive entre os administradores públicos. O próprio Marchezan, por exemplo, acredita que tudo deva ser divulgado. Mas não é uma posição unânime, aparentemente bem longe disso.

Sobre o que cada um falou na audiência, acompanhe o material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é assinado pela jornalista Claudia Paulitsch, com foto de Guerreiro. A seguir:

Audiência debate transparência nas Contas Públicas

Transparência nas Contas Públicas foi debatida no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (17), em audiência  pública  promovida pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Nelson Marchezan Jr (PSDB). O superintendente Administrativo e Financeiro da AL, Marcelo Cardona, representando o Poder Legislativo, ressaltou que em relação ao Portal Transparência RS, avanços ainda estão sendo construídos. Um dos aspectos em discussão pelos Poderes se refere à divulgação de informações sobre o quadro de pessoal, uma vez que há preocupação para não ferir o princípio constitucional de direito à privacidade, assim como da segurança.

Marchezan ressalta que a transparência, para existir, deve ser total, com ampla divulgação dos números. Cita que no espaço da Comissão de Finanças, no site da AL, são divulgados todos os pagamentos feitos pela Comissão, item por item. “Isso é uma evolução em termos de transparência e todos os setores públicos devem evoluir neste sentido”, pondera. Marchezan é autor do PL 184/2008, que tramita na Casa, e trata da publicação, na internet, do demonstrativo dos cargos públicos.

O contador e auditor-geral do Estado (Cage), Roberval da Silveira Marques, ressalta que a transparência é um valor que a sociedade precisa introduzir no seu dia-a-dia. A adesão de todos Poderes, no momento em que a ideia do Portal Transparência foi lançada, revela um amadurecimento no processo de transparência, acrescenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo