Santa MariaTransporte

TRANSPORTE. Empresa de SM recebe prêmio nacional como “referencial de excelência”

A qualidade reconhecida também se vê nas oficinas em que os carros recebem manutenção
A qualidade reconhecida também se vê nas oficinas em que os carros recebem manutenção

É preciso comemorar, sim. Afinal de contas, é um grupo de empreendedores de Santa Maria que tem recebido continuadas premiações pela excelência de seu trabalho e sua gestão. No caso, o Expresso Medianeira, uma das três empresas nacionais na área de transporte público e que, agora, recebem (em solenidade que acontece nesta terça-feira, em Curitiba), a mais elevada distinção do “Prêmio ANTF de Qualidade”. Mais detalhes, inclusive sobre a organização da boca do monte, no material distribuído por sua assessoria de comunicação. A seguir:

Gaúchas conquistam maior reconhecimento no Prêmio ANTF de Qualidade

Três empresas gaúchas na área de transporte público conquistam o maior reconhecimento do Prêmio ANTP de Qualidade, no Brasil. São elas: Transporte Coletivo Viamão, de Viamão; Expresso Medianeira, de Santa Maria, e Viação Belém Novo, de Porto Alegre. Elas conquistaram a mais importante categoria do Prêmio, como Referencial de Excelência e recebem a distinção na próxima terça-feira, dia 29, às 19h, em Curitiba, durante o 17º Congresso da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), quando será realizada a cerimônia do 7º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade.

O Prêmio valoriza as empresas rodoviárias urbanas e metropolitanas, rodoviárias de média e longa distância, metro-ferroviárias e órgãos gestores de transporte público e/ou trânsito que demonstraram o melhor desempenho em qualidade e em eficiência gerencial no período 2007/2009.

A premiação distingue o transporte público gaúcho como exemplo na área de Gestão pela Qualidade. As três organizações participam do Sistema de Avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e já conquistaram o Troféu Ouro no Prêmio Qualidade RS.
O encontro, que será prestigiado pelo coordenador-executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Pierry, também irá premiar as operadoras rodoviárias urbanas e metropolitanas e os órgãos gestores de transporte e trânsito.

O Prêmio ANTP de Qualidade é um Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para Melhoria de Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos, mantido pela Associação Nacional de Transportes Públicos desde 1995, em ciclos bienais. Todas as organizações que se candidatam recebem como retorno uma análise detalhada do seu sistema de gestão. Essa tarefa é realizada por profissionais capacitados e sem qualquer conflito de interesse.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA SANTA-MARIENSE PREMIADA

Expresso Medianeira de Santa Maria

A Expresso Medianeira: empresa de transporte coletivo urbano localizada em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, há 58 anos. Sua sede possui uma área de 53 mil m², possuindo três terminais de linha: Terminal da Casa de Saúde, Terminal da Tancredo Neves e Terminal do Maneco. A empresa atende 63% de todo transporte coletivo do município, transportando mensalmente 1.700.000 passageiros e atendendo 23 linhas e seus prolongamentos. Iniciou suas atividades em 1951, com a aquisição de 3 ônibus. Em 1976, a empresa já contava com 26 ônibus, e novas linhas foram criadas e adquiridas, atendendo outros extremos da cidade e acompanhando o crescimento da mesma. Hoje, possui 130 ônibus na frota com idade média de 6,81 anos. Dentre esses, 15 ônibus são equipados com elevadores hidráulicos para o deslocamento de portadores de necessidades especiais. A estrutura organizacional é formada por três diretorias que estabelecem as principais diretrizes do negócio. São delegadas às gerências o controle e coordenação da execução das atividades. O Sistema da Qualidade na empresa é coordenado pelo Conselho (composto pelos Diretores) e Comitê da Qualidade que tem a representatividade dos setores.

Missão: Atender a necessidade de deslocamento das pessoas com qualidade, segurança, confiabilidade e pontualidade, com compromisso sócio-ambiental.

Visão: Ser referência nacional em qualidade, através da competitividade e do crescimento sustentável.

Valores: Ética, Simplicidade, Segurança. Profissionalismo e Responsabilidade sócio-ambiental.

Política da Qualidade: “Fazer da excelência no transporte de pessoas um objetivo permanente através da melhoria contínua e superação de metas para agregar valor às partes interessadas.”

Objetivos da Qualidade:

  • Buscar a excelência na prestação dos serviços aos clientes;
  • Valorizar os talentos humanos da organização, promovendo programas permanentes de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Respeitar o meio ambiente e participar de ações de cunho social e cultural junto à comunidade, aprimorando a qualidade de vida;
  • Estabelecer parcerias com fornecedores para garantir os padrões de qualidade e inovações tecnológicas;
  • Reconhecer o lucro como fator de competência e crescimento empresarial.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caro Claudemir! Parabéns à diretoria e aos funcionário do nosso Expresso Medianeira. Porém, francamente, não posso dizer o mesmo aos usuário não somente do Expresso Medianeira, como de resto, da frota de todas as outras empresas da cidade. Ganhou o Prêmio ANTF de Qualidade, mas qualidade para quem? Para o usuário, certamente, não é. Referência de Excelência? Para o usuário, seguramente, também não. Para o recebimento de uma distinção como essa (seja ela qual for), será que o usuário final é consultado para se saber o seu grau de satisfação com o produto e o serviço que a ele é oferecido ou isso é apenas “um detalhe” não levado em conta? Mais uma vez, parabéns ao E.M., afinal é mais um prêmio para uma empresa da cidade, mas… francamente, que os critérios empregados me deixam intrigado, isso não posso negar. Quem não está intrigado e quer ficar, é só andar de ônibus uma semana (não precisa mais), e pronto. Aí vai ficar intrigado também. Um abraço e parabéns pelo Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo