Eleições 2010Estradas

VISITA. Yeda não acompanha Lula e deixa caminho livre para campanha de Dilma e Tarso

Lula, com seus candidatos e o ministro Nascimento, não perdeu a chance de enaltecer Dilma e Tarso
Lula, com seus candidatos e o ministro Nascimento, não perdeu a chance de enaltecer Dilma e Tarso

Vou desconsiderar a história do “rito” do cargo. Me parece óbvio que a governadora Yeda Crusius deveria acompanhar a visita ao Estado do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva – o que aconteceu na manhã desta sexta-feira. É o mesmo que, cá entre nós, o ex-prefeito santa-mariense Valdeci Oliveira não ir a uma cerimônia com a titular do Piratini, em Santa Maria, porque é adversário político dela. (não vale o mesmo para Cezar Schirmer, pois o PMDB é parceiro no governo do Estado).

Mas deixemos isso de lado. Fiquemos com a questão política. A ausência de Yeda (que estava em Ijuí – confira a sugestão de leitura, lá embaixo – no mesmo momento da presença presidencial), supostamente por não querer ser vaiada pela claque petista, como seus aliados afirmaram, acabou deixando livre o caminho para Lula fazer proselitismo em favor de Dilma Rousseff (candidata a Presidente) e Tarso Genro (concorrente ao Governo gaúcho).

Lula fez isso em pelo menos duas ocasiões. Numa, em entrevista à Rádio Guaíba. Noutra, na própria solenidade de lançamento das obras da chamada “rodovia do Parque”, em Sapucaia do Sul. Nesta, ainda se deu ao direito de puxar as orelhas de Yeda e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça – que também não compareceu (leia mais detalhes AQUI, em reportagem da versão online de Zero Hora).

Para conferir mais sobre o que disse o presidente, na entrevista à emissora da capital, acompanhe material publicado na versão online d’O Estado de São Paulo, em texto assinado por Elder Ogliari. A foto é de Ricardo Stuckert, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Confira:

Lula assume candidatura de Tarso no Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se referiu à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à sua sucessão e assumiu a candidatura do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo gaúcho. O episódio ocorreu hoje durante entrevista à Rádio Guaíba. “Estamos preparados para lançar Tarso Genro, lançar a Dilma e ganhar a eleição”, afirmou Lula. “É possível que a gente construa um time capaz de ganhar e acho que é possível construir em torno de Dilma esse time”, prosseguiu, referindo-se à necessidade de alianças.

Ao falar da perspectiva da construção de um milhão de casas, o presidente voltou a mencionar a chefe da Casa Civil. Inicialmente disse que esse número cria um paradigma, pois, segundo ele, forçará qualquer governo que venha depois dele a “fazer mais, a fim de não ficar atrás do que um simples torneiro mecânico fez pelo País”. “Espero que a Dilma faça o dobro e faça melhor…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SOBRE A VISITA DE YEDA CRUSIUS A IJUÍ, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. acho que a governadora não foi a cerimônia porque tinha coisas mais importantes para fazer do que receber um presidente que tem 78% de aceitação de seu governo, e escreve o seu nome como o maior estadista que este país já teve, bem o governo yeda é o pior governo que o povo gaúcho elegeu e o mais corrupto da história.
    com que cara este governo vai ao planalto buscar recursos?

  2. Quanto ao aspecto político, acho que o PSDB aqui do sul deve ter descoberto uma nova forma de enfrentar seus adversários. Devem ser os novos gênios das ciências políticas. Deixam a oposição deitar e rolar na “CPI da corrupção” e ao mesmo tempo deixam o palco todo para o governo na cerimônia de inauguração das obras da Rodovia do Parque, em Sapucaia do Sul. O PSDB nacional deve estar muito satisfeito.
    Mas não dá para esquecer as questões do rito do cargo. A atitude da Governadora´constitui-se num péssimo exemplo e denigre as tradições políticas do RS. E isso marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo