Arquivo

Quem paga? Emenda constitucional demagógica dá vida eterna no serviço público a 260 mil

É preciso se dar nome aos bois – com todo o respeito.

 

Um deles é Celso Giglio. Deputado federal por São Paulo, foi eleito ano passado pelo PTB. Antes havia sido prefeito de Osasco, perto da capital paulista, não se reelegendo em 2004. E antes ainda fora deputado federal. Nessa condição, é autor originário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dá estabilidade a cerca de 60 mil funcionários contratados sem concurso entre 1983 e 1988, quando a Constituição estabeleceu que o ingresso no serviço público “depende de aprovação em concurso”.

 

Outro é Gonzaga Patriota. Deputado federal pelo PSB de Pernambuco, está no Congresso desde 1987. Ficou fora apenas na Legislatura 91-95. Portanto, tem mais de 16 anos como deputado federal. É nessa condição que propôs emenda à  PEC proposta por seu colega paulista. Para Patriota, uma pessoa que fez concurso público para uma prefeitura, digamos a de Santa Maria, e seja requisitada para trabalhar na Câmara dos Deputados, por um período mínimo, pode pedir a sua efetivação na administração pública. Com uma diferença: enquanto aqui, por hipótese, tem salário de R$ 1 mil; lá este valor é decuplicado. E é o que passa a valer, de acordo com a PEC.

 

Assim, por conta de Giglio e Patriota, entre outras “contribuições” de menor relevância, estima-se que o funcionalismo público estável seja acrescido de pelo menos 260 mil novos integrantes. É pouco provável (mais desejo, do que convicção) que a PEC passe. Há a necessidade de votação, em dois turnos, na Câmara dos Deputados e no Senado. E em ambas as casas parlamentares, precisa obter 3/5 dos votos.

 

No entanto, o só fato de haver quem queira isso. E, claro, pendure a conta no bolso do contribuinte, cá entre nós, é um acinte. É o que penso. E o que escrevo. Afinal de contas, concurso público pra quê, não é mesmo?

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a nota “Mais um ataque ao bolso do contribuinte”, de Lucia Hippolitto, da rádio CBN. No mesmo endereço, você encontra outros textos da cientista política.

Leia também a reportagem “Ao menos 260 mil servidores podem obter estabilidade”, de Ranier Bragon, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo