DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. “MDB deve ser protagonista”, escreve Fantinel, em nota pró-candidatura de Gabriel Souza

Emedebista cobra o apoio do ex-governador Leite. Confira a ÍNTEGRA da nota

Fantinel: posição pela candidatura própria “se manterá até o fim, sem medo do percentual de hoje nas pesquisas” (Foto Reprodução)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Não será tão fácil que o MDB “entregará” o protagonismo eleitoral ao ex-governador Eduardo Leite se este, como se prenuncia, resolver concorrer outra vez ao Piratini. Aliança nacional – com os tucanos apoiando a candidature de Simone Tebet ao Planalto – estaria impondo reciprcidade regional.

Ocorre que o emedebismo já lançou, e ele percorre o estado, o deputado estadual Gabriel Souza. O MDB vai abrir mão e convencer e indicar o parlamentar (ou outro nome) para vice do ex-governador? Aparentemente, não será tão fácil rifar o seu pré-candidato.

A Juventude da agremiação e outros graúdos já se manifestaram. E nesta sexta, quem falou, através de nota publicada nas redes sociais, foi o deputado estadual santa-mariense Roberto Fantinel. E o que ele disse? Você mesmo confere, abaixo, na íntegra:

O MDB GAÚCHO, EM RESPEITO À SUA HISTÓRIA, DEVE SER PROTAGONISTA!

Este é um período de muitas especulações e articulações. E tudo isso faz parte de uma pré-campanha. Todas as conversas são válidas, mas só não se imagine que o MDB gaúcho terá uma papel secundário ou subsidiário nestas eleições. E não se trata de soberba, mas apenas porque isso faz parte da nossa história – e da responsabilidade que temos perante ela.

Elegemos quatro governadores que nos honraram muito: Simon, Britto, Rigotto e Sartori. O gringo, em nossa experiência mais recente de governo, enfrentou a maior crise da história gaúcha com coragem, protagonismo e com um projeto inovador de transformação do Estado. Ali é que começou a virada do jogo, cujos frutos agora começaram a aparecer.

Agimos com responsabilidade durante o governo Leite, sempre ao lado do aprofundamento das novas pautas de modernização. E ele próprio afirmou mais de uma vez, inclusive a nós deputados, que apoiaria um candidato do MDB para governador, como um terceiro ciclo dessa evolução.

Então, o ex-governador tem o meu respeito, mas o MDB/RS constitui a candidatura do Gabriel Souza para valer. Temos um plano de governo consistente, um olhar para o futuro e um grande grupo focado em preparar um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social para o Estado.

Conheço o Gabriel e posso afirmar: foi um grande líder do governo, um corajoso presidente da Assembleia e é, hoje, o mais preparado para ser o próximo governador. Sua energia está completamente focada e voltada para o Rio Grande do Sul e a nossa gente.

Como disse a Juventude do MDB em seu manifesto, temos um legado, temos um partido plural, de base, forte e democrático. Minha posição em favor da candidatura própria se manterá até o fim, sem medo do percentual de hoje nas pesquisas, que é apenas taxa de conhecimento (por sinal, não preciso lembrar que tanto Rigotto quanto Sartori largaram com 2%).

E defendo, por fim, que a última palavra seja dada à nossa base partidária, através das suas instâncias representativas. Até porque não tenho dúvida de qual será a decisão dos emedebistas gaúchos.”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gnomo deu passo maior do que a perna muito cedo. Ainda por cima tem o carisma de uma caixa de sabão em pó. Achou que a presidencia da AL bastaria. Mesmo erro cometido por Rodrigo Maia e pelo presidente do Senado, Pacheco. Um se lascou e outro teve que voltar atras. MDB, como muitos outros partidos, foi dominado muito tempo por pés de eucalipto que mais preocuparam-se em se promover (‘escrever seu nome na historia’) do que recrutar e formar novas lideranças. Exceções há, Pedro Simon ajudou uma meia dúzia, de cabeça vem o nome de José Fogaça. Não de graça, ex-governador é cria de Alberto Pasqualini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo