JudiciárioPartidosPolítica

POLÍTICA. Os partidos e seu exército de militantes. Em SM, há quatro grandões. Saiba quais são, em números

partidos filiadosVamos combinar o seguinte: se todos os filiados a partidos politicos efetivamente participassem da vida das agremiações, a política seria bem melhor. No entanto, a história não mente: a maior parte, mas a maior parte, meeeesmo, dos alistamentos, é meramente cartorial. Os filiados comparecem, se tanto, e ainda assim longe de ser todos, às convenções: invariavelmente levados pelos comandantes que precisam votos.

Descontada essa realidade, porém, é inequívo que os partidos que têm mais militantes formais são, também, os maiores. E não é por acaso que este sítio, pelo menos, chama de “exército de militantes”. Que dão a medida do tamanho das siglas e sua interferência na vida local.

Dito isto, e basta conferir a tabela que ilustra esta nota (com os dados de 31 de julho, os mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral) para perceber, quase 12% dos eleitores de Santa Maria são filiados a partidos. E quatro deles podem ser considerados ‘os’ grandes.. Se esforçando um pouco, dá pra afirmar que duas, dentre as agremiações, podem ser qualificadas de grandonas: o PT, com seus 4.648 alistados, e o PMDB, com 3996. As outras duas entre as maiores são PP, com 3.162 e PDT, 3.011. Sozinho, esse quarteto concentra dois terços do total de filiados.

O, vamos dizer assim, segundo escalão, entre os partidos politicos de Santa Maria, tem, pela ordem de filiados, o PTB (1.790), PSDB (1.737) e, um pouco mais atrás, o DEM (1.271). Mais abaixo, se pode encontrar um partido de médio para pequeno, o PSB, com 798 filiados.

Convenhamos, todos os demais são pequenos, pequeninos, nanicos ou minúsculos. Você escolhe a denominação. Há um, incrivelmente, com apenas 4 filiados. Que tal? Ah, no total, dos 30 partidos registrados no Brasil, 27 tem militantes em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Isso no TSE, né Claudemir? Só para registro, internamente no PT, no Sistema Nacional de Filiações (SisFil) com número do Cadastro Nacional de Filiação (CNF), Santa Maria tem 6542 filiados.

  2. Qual a credibilidade que tem um partido com 10 filiados ou menos, quantos cargos te m na prefeitura afinal apoiaram o homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo