Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2016PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2016. Marcelo Bisogno, pré-candidato a prefeito, assume o governismo, mas aponta diferenças

Bisogno se coloca como governo, mas faz questão de pontuar diferenças em relação ao atual prefeito
Bisogno se coloca como governo, mas faz questão de pontuar diferenças em relação ao atual prefeito

O jornal A Razão começou, em sua edição desta terça-feira, a publicação de um conjunto de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Santa Maria. Uma boa maneira, ano e pouco antes, de conhecer o pensamento daqueles que, afinal, pretendem sentar na cadeira principal do Palacete da SUCV.

A série inicia com Marcelo Bisogno, do PDT. Vereador duas vezes, secretário municipal (nos governos de Valdeci Oliveira e Cezar Schirmer) e presidente da Câmara. Um currículo interessante, às vésperas de completar 41 anos. Mas, afinal, o que ele pensa sobre a cidade? Vale conferir a reportagem de José Mauro Batista e Joyce Noronha, com foto de Deivid Dutra. A seguir:

Marcelo Bisogno abre série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura

Às vésperas de completar 41 anos (o aniversário será no próximo dia 24), o vereador Marcelo Zappe Bisogno sonha ser prefeito de Santa Maria. Em 12 de julho, um domingo, o diretório municipal do PDT confirmou a pré-candidatura de Marcelo à Prefeitura, em 2016. Na edição de hoje, Marcelo abre a série de entrevistas de A Razão com os pré-candidatos à sucessão do prefeito Cezar Schirmer (PMDB).

Filho do ex-vereador Vicente Paulo Bisogno, Marcelo herdou do pai o gosto pela política. Vicente foi duas vezes vereador, presidiu a Câmara e tentou ser deputado estadual e vice-prefeito da cidade, sempre pelo PDT. Marcelo iniciou a carreira política como vereador pelo PT, partido adversário do PDT na eleição de 2004, quando o pai concorreu a vice de Cezar Schirmer. Na época, a coligação de Vicente foi derrotada pelo PT, partido pelo qual o filho se elegeu para a Câmara Municipal pela primeira vez.

Depois de integrar o governo Valdeci Oliveira (PT), Marcelo se desentendeu com o PT e retornou ao PDT, sua sigla de origem. Pela legenda trabalhista tentou ser deputado federal em duas ocasiões. No primeiro mandato de Schirmer, foi secretário Municipal de Controle e Mobilidade Urbana, pasta que cuidava do trânsito, entre outros assuntos. Nas eleições de 2012, voltou ao Legislativo Municipal com uma votação histórica: campeão de votos com 8.713 votos.

Sem se declarar oposição ao atual governo, Marcelo faz questão de pontuar diferenças em relação ao prefeito e fala em mudanças. Com a possibilidade de segundo turno em 2016, o pedetista espera chegar ao segundo turno. Para isso, diz estar aberto a coligações, “sem ranço e sem raiva”. Para ser candidato oficial, Marcelo terá que ser aprovado na convenção partidária, que só deverá ocorrer em junho do ano que vem, conforme o calendário da Justiça Eleitoral….

ENTREVISTA MARCELO BISOGNO

A Razão – Por que o senhor quer ser o próximo prefeito de Santa Maria?

Bisogno – Colocamos o nome à disposição por entendermos que, com tudo que construímos e trabalhamos publicamente, nos sentimos preparados para este desafio em uma cidade que é predominante jovem e que hoje clama por uma renovação. Entendo que podemos nos destacar e fazer uma nova história, mesmo mantendo as coisas positivas que foram até aqui construídas, mas que possamos continuar num crescimento e alcançar outros objetivos. Tive a experiência de ser secretário de Mobilidade Urbana, vereador e presidente da Câmara, e já trabalhei junto ao governo do Estado. Tenho experiência acumulada. Hoje todas as figuras públicas constituídas na cidade, que já ocuparam cargos de prefeito, deputado ou outros cargos maiores, como de governador, iniciaram pela Câmara. Está na hora de Santa Maria oportunizar, de aceitar novas ideias. E acredito que nós podemos apresentar esta liderança.

A Razão – O PDT integra o governo municipal desde o primeiro mandato do prefeito Schirmer. Qual será sua postura na campanha? O PDT vai se comportar como oposição ou terá uma candidatura governista?

Bisogno – Na verdade a nossa proposta e a nossa bandeira é Santa Maria. A cidade cansou da grenalização que existe na política local, como existe estadualmente e nacionalmente. O que os cidadãos santa-marienses querem é uma proposta clara, sem promessas, com pés no chão. Nosso compromisso é com santa Maria.

A Razão – Qual o principal problema da cidade?

Bisogno – Por mais que a Educação seja o principal programa da legenda, em Santa Maria temos como prioridade, e não vamos abrir mão, a Saúde. Mesmo que não dependa só do município, a Prefeitura é fundamental nesse processo.

A Razão – Qual a sua avaliação do governo Schirmer?

Bisogno – Acho que o prefeito Schirmer demonstrou uma capacidade de inteligência muito grande. Ele tem uma experiência enorme na sua vida pública, é uma pessoa que sempre demonstrou ser muito correto. E ele tem uma visão e tem projetos que a médio e longo prazo, que, com certeza, darão grande retorno para Santa Maria. Tem que haver sequência disso. Acho que alguns enfrentamentos que ele fez foram positivos, há aí algumas conquistas na cidade. E há os problemas que vêm se arrastando de anos e que o prefeito não conseguiu resolvê-los de forma concreta. Avalio que é um governo que tem muitas conquistas, mas não conseguiu, ao mesmo tempo, resolver problemas que vêm se arrastando há 20, 30 anos. Por uma série de questões, que não dependem só da capacidade pessoal do prefeito…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. José, esses tempos escutei que esse tal de Vítor Hugo viria de vice do Jorge.
    Não conheço esse rapaz, mas se vier com o Jorge é BOM!

  2. Vejo o Marcelo como um excelente nome para a Prefeitura de Santa Maria.
    Uma dobradinha possível é Marcelo (Prefeito) e Vitor Hugo do Amaral (Vice).
    Aliança forte PDT e PMDB!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo