PolíticaSaúde

ESQUINA DEMOCRÁTICA. O que é preciso para resolver os problemas da Secretária de Saúde?

POR MAIQUEL ROSAURO

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. 19 milhões fariam muito, mas o problema é bem maior, perder dinheiro é torpeza, mosqueada, rateada,… Que deveria ser averiguada pelo conselho de saúde…
    Eu apresentei sugestões a longo prazo… Pois esta geração esta perdida, por isto investimento em prevenção.

  2. Pelas entrevistas do Farret político é isso daí mesmo administrar com o que têm no quadro de funcionários e estrutura, não tem o que fazer…o dr Farret médico foi eleito no primeiro mandato como profundo conhecedor da secret. era o homem forte do prefeito para resolver os problemas da saúde e tudo só piorou….não vejo na minha humilde opinião,nesta atual administração força ou vontade política para as mudanças mínimas e pontuais se não vejamos,NÃO È de hoje a falta de projetos e perca de verbas e nada se faz é como se fosse algo normal,triste….

  3. Acho que os amigos Kiko e Juliano não sabem que o dinheiro estava ai 19 milhões foi perdido, e o esgoto cloacal é com a prefeitura, se não fosse a imcompetencia desta famigerada administração, vamos só torcer que acabe estes três anos e que eles não se eleja mais nem para sindico de prédio.

  4. Cobrar da CORSAN o saneamento, forte investimento em educação sanitária para que as crianças saibam tudo sobre prevenção e dinheiro de verdade na saúde, investimento em prevenção.
    Parar com tanta viagem do schirmer que deveria administrar aqui.

  5. EIXO PRINCIPAL DE AÇÃO

    • PRIORIDADE 1: CRIAÇÃO DE UNIDADES REFERENCIAIS DE SAÚDE NAS REGIÕES DO MUNICÍPIO, DISPONIBILIZANDO O ACESSO A REALIZAÇÃO DE EXAMES DE BAIXA COMPLEXIDADE.
     AÇÃO: Criar em cada uma das regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste) Unidades estratégicas de saúde, nas quais os usuários poderão usufruir da realização de exames simples, como Radiografia, Eletrocardiograma e Hemograma. Sugestões: UBS Wilson Noal – Leste; UBS Ruben Noal– Oeste; UBS Kennedy – Norte; UBS Oneyde de Carvalho – Sul.
    o OBJETIVO: Desobstruir as unidades onde estes serviços estão centralizados, ofertando-os em unidades estratégicas próximas das áreas de residência do usuário, assegurando disponibilidade, acesso e celeridade no atendimento.

    • PRIORIDADE 2: ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS NAS UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE.
     AÇÃO: Buscar, através de técnicas de estudo e planejamento, levantar as necessidades de medicamentos nas unidades básicas e ESF’s e evitar, por meio de rigoroso controle de disponibilidade, que não haja falta de medicação; Com base nos estudos, prover compra de medicamentos em quantidade suficiente à atender a demanda populacional.
    o OBJETIVO: Disponibilizar aos usuários do sistema único de saúde no âmbito do município medicamentos básicos ao tratamento de doenças cujo diagnóstico e profilaxia são iniciados e realizados na rede de atendimento básico.

    • PRIORIDADE 3: AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E MANTER PERMANENTE CAPACITAÇÃO.
     AÇÃO: Seleção, por meio de concurso público, de médicos para atuarem junto às unidades de saúde, sobretudo nas áreas de Clínica Geral, Pediatria e Odontologia, bem como oferecer capacitação em caráter continuado aos profissionais.
    o OBJETIVO: Assegurar o acesso da população à rede básica de atenção, ampliando a sua capacidade e cobertura.

    • PRIORIDADE 4: FORTALECER, SIMPLIFICAR E FACILITAR O ATENDIMENTO NAS UNIDADES CENTRAIS DE REFERÊNCIA E DIAGNÓSTICO.
     AÇÃO: Desburocratizar o sistema de acesso à saúde nas unidades centrais de referência (Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário e US José Erasmo Crossetti), possibilitando maior facilidade de acesso do cidadão usuário às especialidades ali oferecidas, bem como ampliar a gama de especialidades e a capacidade instalada destas unidades.
    o OBJETIVO: Disponibilizar ao paciente maior vantagem qualitativa e quantitativa dos serviços oferecidos nestas unidades referenciais, possibilitando, assim, menor tempo de espera pelos atendimentos e realização de exames de média complexidade.

    • PRIORIDADE 5: IMPLANTAR O SISTEMA ELETRÔNICO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS.
     AÇÃO: Instituir no município o sistema de marcação de consultas por telefone e/ou internet, para consultas a serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família, por meio de uma central de agendamento e através de controle sistemático.
    o OBJETIVO: Evitar a aglomeração de filas nos postos de saúde durante as madrugadas, sobretudo no período do inverno, a fim de assegurar que o cidadão usuário tenha garantido o seu atendimento, sem a necessidade de retornar à unidade outras vezes para tentar conseguir ficha de atendimento; possibilitar ao usuário, em caso de necessidade de retorno ao médico, agenda-lo na própria unidade de saúde.

    • PRIORIDADE 6: MONITORAR O FLUXO DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE.
     AÇÃO: Acompanhar o fluxo de atendimento nas unidades básicas de saúde, nas diferentes áreas e especialidades de atendimento.
    o OBJETIVO: Conhecer a real demanda de atendimento do município e saber se esta é compatível com a capacidade instalada de atendimento, para cientificar-se da situação atual e da necessidade de ampliação ou construção de novas unidades de atendimento.

    • PRIORIDADE 7: INVESTIR NA ADEQUAÇÃO E MELHORIA DAS INSTALAÇÕES DE TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE.
     AÇÃO: Verificar a situação real de cada uma das unidades de saúde do município e levantar quais pontos são mais urgentes de solução; Traçar um plano de ação para a readequação e melhoria dos postos de atendimento.
    o OBJETIVO: Adequar o atendimento oferecido pelas unidades, no que tange à infraestrutura e equipamentos, aos parâmetros do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária, garantindo perene qualidade no atendimento prestado.

    • PRIORIDADE 8: MELHORAR O SERVIÇO PRESTADO PELAS UNIDADES DO SAMU.
     AÇÃO: Buscar parcerias com os governos federal e estadual, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS para a implantação de unidade reguladora do SAMU no município; ampliar a capacidade de atendimento do serviço, através da aquisição de novas ambulâncias e/ou contratação de motoristas treinados para este tipo de serviço.
    o OBJETIVO: Evitar demoras no atendimento prestado, aumentando a chance de sobrevida dos usuários, além de maior e melhor facilidade de acesso ao socorro.

    • PRIORIDADE 9: AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA.
     AÇÃO: Verificar a capacidade e a qualidade do serviço prestado pelas unidades de atendimento de urgência e emergência, bem como o estudo da necessidade de instalação de nova(s) unidade(s) que preste este tipo de atendimento em Santa Maria.
    o OBJETIVO: Disponibilizar e assegurar a prestação de atendimento médico nos casos de urgência e emergência, evitando demoras e garantindo atendimento com qualidade.

    • PRIORIDADE 10: INSTALAÇÃO DE PRONTO SOCORRO DE FRATURAS MUNICIPAL.
     AÇÃO: Junto ao Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, procurar apoio necessário para a instalação de um pronto socorro de fraturas do município.
    o OBJETIVO: Desafogar a UPA oferecer ao cidadão usuário o serviço de traumato-ortopedia emergencial, com qualidade e rapidez; firmar parceria com o Hospital de Caridade Alcides Brum para a realização de cirurgias de urgência e emergência nestas especialidades, para os pacientes que buscam o primeiro atendimento junto ao Pronto Socorro.

  6. Comprometimento com o tal fazer mais e melhor… os nossos administradores precisam entender que é preciso colocar lá dentro gente capacitada, que saiba fazer projetos para aproveitar os recursos, senão vai ser sempre essa fiasqueira que foi a perda de muitos milhões. O pessoal daqui precisa aprender o que diz a secretária de saúde de uma cidade próxima a Santa Maria. Dinheiro tem para a saúde, basta ter projeto, gente que saiba fazer e que esteja disposta a trabalhar bastante. Enquanto só entulharmos CC para agradar os cupinchas, vai ser sempre, como disse o amigo ali em cima, essa papagaiada…

  7. Pra começo de conversa, seria preciso defenestrar da prefeitura o trio Xirme, Farret e Tubias.
    Sem esse pré-requisito, nada muda.

  8. Depois desta papagaiada que conseguiram fazer perdendo todo esse dinheiro, é muito dificel consertar, agora só resta o povo sofrer mais mais três anos.

  9. No primeiro mandato, já dava para notar que somente terminariam o que já havia iniciado. Nem isso conseguiram. O que se nota é que não há projetos e prova é que tiveram de devolver verbas da saúde, que diga-se não só essa. Terminou a conversa mole do “prefeito determinou”.

  10. É preciso que as pessoas parem de ficar doentes, pombas. Mania desse pessoalzinho de gostar de fila, de pronto-socorro. Como gostam de falar no PA do patronato. Enchem a boca quando se referem ao UPA. Paracetemol e ruvastatina de graça fazem um bem danado.Já fez tua carteirinha do SUS, Claudemir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo