Arquivo

Voto secreto. Não duvide. As chances do fim dele são pra lá de escassas. Se é que existem

Quem lê os jornais, ouve rádio e vê e escuta televisão, especialmente dos órgãos da mídia grandona (e da que se acha) tem a impressão de que logo mais, daqui a pouco, não tardará nada, e será aprovado no Congresso, com louvor, a extinção do voto secreto.

 

Coisas da emoção. E da vontade momentânea. Nunca raciocinando. Sim, porque se pensar, raciocinar, ou até mesmo racionalizar (se não for pedir demais), qualquer jornalista minimamente enfronhado nas coisas brasilienses perceberá que isso é inviável, quando não impossível.

 

Resumindo, se está a vender à opinião pública – com que objetivo, talvez fosse o caso de investigar – uma quimera. E uma nova decepção. Com que fim? Talvez também fosse o caso de perquerir com maior profundidade.

 

E por que há de se duvidar da aprovação do fim do voto secreto? Por que ele é legítimo, e portanto deveria continuar? Ou por que é uma impossibilidade numérica evidente, com a composição atual do Congresso Nacional?

 

No primeiro caso, penso que a questão da legitimidade fosse um bom tema para discussão – e minha opinião a respeito você conhecerá na próxima nota que publicarei, logo acima e em seguida.

 

No segundo, bem, aí está por que não será aprovada qualquer mudança no jeito de votar. Ele continuará secreto em várias circunstâncias. Uma delas a cassação de parlamentares. Pelo menos enquanto forem estes os deputados e os senadores no exercício do mandato. Ou alguém acha que os que absolveram Renan Calheiros votarão a favor do voto aberto, quando e se isso for discutido em plenário? Bem… há quem acredite que Papai Noel existe. Da mesma forma que a cegonha, e que fevereiro tem 30 dias. Então…

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a nota “Não contem com Renan nem com a maioria do Senado”, publicada pelo jornalista Ricardo Noblat.

Leia também a reportagem “Senado discute fim do voto secreto após absolver Renan; Tasso relata PEC”, na Folha Online com informações, também, da Agência Senado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo