Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, Sartori e novos detratores: Governo Federal, Hospitais e Prefeituras

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 12 de agosto, no jornal A Razão:

O governador optou: decidiu não pagar hospitais, a União e as prefeituras (foto Arquivo)
O governador optou: decidiu não pagar hospitais, a União e as prefeituras (foto Arquivo)

Sartori entre a cruz e a espada

Não se sabe que efeito terá nas lideranças dos vários sindicatos de servidores, especialmente de segurança pública e educação, os mais mobilizados. Afinal, está marcada para dia 18, grande assembleia na capital em que, até ontem, não se descartava, mesmo, a possibilidade de uma greve geral.

Mas o fato é que o governador José Ivo Sartori, obviamente pressionado, resolveu optar. Prefere enfrentar o governo federal, quem sabe recorrendo ao Supremo, ao pedalar a dívida com a União, e até hospitais e prefeituras, que também não receberão os repasses do mês (pelo menos por enquanto), e tenta assim acalmar a ira do funcionalismo.

Isso, porém, do ponto de vista do Palácio Piratini, é mero paliativo. Sem falar que não evitará, agora, a romaria de prefeitos, empreiteiras e hospitais – especialmente estes, com um poder de paralisar ainda mais serviços e colocar o governo em situação bastante difícil junto à sociedade gaúcha.

Aliás, e no final do mês, como será?

EXPOFEIRA E O RISCO

Reuniões às pencas têm acontecido e não há sinal, ainda, de acordo entre a UFSM e a Associação Rural, para viabilizar a Expofeira no Parque, no Campus de Camobi. De tudo que o colunista ouviu, uma dedução: se não houver uma redução na pedida da Universidade, há o sério risco de o evento não acontecer, nem mesmo numa versão reduzida. Quem quer isso?

PARTIDOS NAS REDES

Aos poucos, mas de forma muito regular, começa a militância nas redes sociais, tendo como alvo a eleição municipal. E, sim, também na internet quem ganha espaço são exatamente os mesmos que protagonizam a disputa no mundo real. PDT, PSDB e PT na frente. PMDB (encolhido) e PP (inexistente) atrás.

PALACETE DA SUCV…

Mais para o informal que oficial, o fato é que existem dois grupos de secretários no dia-a-dia do Palacete da SUCV. Um, apelidado G8, reúne assessores das pastas-meio, aquelas que tocam a rotina. O octeto teve reunião com o prefeito Cezar Schirmer na segunda-feira, por exemplo.

…E OS SEUS DOIS GÊS

É um grupo importante, mas decisões estratégicas, com o aval do comandante, são traçadas em encontros do G5 – que conta com um ou dois integrantes também do outro colegiado. É o quinteto dos bambambans do governo e tem entre seus integrantes, para ficar em dois nomes, o Chefe de Gabinete Ony Lacerda e a Procuradora Any Desconzi. Esta, aliás, dona da segunda palavra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gringo vai acabar usando o resto dos depósitos judiciais. Mais pra frente para pagar menos juros.
    Bueno, hospitais e cia. Daí um monte de candidatos a prefeito falarem que o principal problema de SM é a saúde. Aí vem outro e diz que é falta de dinheiro. Uns foram no óbvio e outro teve uma boa sacada.
    Problema da Expofeira é ideológico. Os "malditos capitalistas" tem que pagar pelo que é público. Como se não pagassem impostos. Como se as pessoas que participam da feira, visitantes e expositores, não pagassem impostos. É a imagem do Brasil, funcionários públicos tratam da coisa pública como se propriedade sua fosse. E dizem que é "republicano". Não com esta ideologia ultrapassada. Os liberais e capitalistas também são cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo