Arquivo

Eleições 2010 (2). No Rio Grande, a ano e meio do pleito, Datafolha mostra Tarso na frente

O problema do PT do Rio Grande do Sul, e isso é consensual inclusive entre os dirigentes petistas, é um eventual segundo turno – se não for estabelecida uma forte política de alianças. Sim, porque na segunda rodada, sozinho ou acompanhado, o petismo estará – também é opinião que beira a unanimidade.

 

Antes disso, porém, a pesquisa do Datafolha, que a Folha de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, consolida a idéia de que dificilmente (para não dizer impossível) o PT gaúcho vai se curvar à uma (suposta) proposta da direção nacional, que quer alijar o partido da disputa, em favor de um candidato do PMDB, para facilitar a vida de Dilma Rousseff.

 

Afinal, de acordo com o levantamento feito junto aos eleitores, e ainda que faltando ano e meio para a eleição, o provável candidato do PT, Tarso Genro (foto), se coloca na frente, com boa distância para o segundo colocado, do PMDB – seja ele José Fogaça ou Germano Rigotto.

 

Aliás, a reportagem da FSP é reproduzida parcialmente no sítio do jornalista Ricardo Noblat, de onde retirei o trecho abaixo, com os principais números. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Acompanhe:

 

“Tarso lidera, e PMDB está em 2° no RS

Pesquisa Datafolha sobre a sucessão ao governo gaúcho mostra o atual ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), à frente, seguido por candidatos do PMDB. A governadora Yeda Crusius fica em terceiro lugar nos dois cenários em que participa.

No primeiro cenário, Tarso Genro tem 34% das intenções de voto, contra 28% do atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB). Yeda tem 7%. Quando o candidato do PMDB é o ex-governador Germano Rigotto, o percentual de Tarso sobe para 38%, contra 18% do peemedebista.

Yeda permanece com o mesmo percentual de 7%. Nas duas situações, está tecnicamente empatada com o deputado federal Beto Albuquerque (PSB). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro cenário pesquisado sem a governadora, a disputa se acirra entre Tarso, que teria 36% das intenções de voto, e Fogaça, com 29%. A situação mais favorável ao petista se dá contra Rigotto e sem Yeda. Neste caso,..”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI (para ler a íntegra na FSP, pode lhe ser exigido que seja assinante do jornal ou do Universo Online)

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Ricardo Noblat.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo