OLHINHOS PUXADOS (2). Dúvidas do sítio e do leitor. Uma, quem é a senhora Kong? Mas há várias outras
CONTINUAÇÃO DA NOTA ANTERIOR, PUBLICADA IMEDIATAMENTE ABAIXO
Como prometido, e acreditando oferecer um roteiro para a compreensão possível das dúvidas que assaltam a mim, ao missivista e, talvez, a um bom punhado de santa-marienses, com a autorização dele, reproduzo duas correspondências eletrônicas do economista Márcio da Silva Dutra.
A primeira é autorização de publicação. Nela faz considerações que considero fundamentais. Na segunda você terá, com os devidos links, a substância das imprecisões, ambigüidades e até uma certa confusão (certamente não premeditada) que cerca a nomeação, pelo prefeito Cezar Schirmer, de dona Simmy Kong como a embaixadora santa-mariense em território oriental. Acompanhe:
A AUTORIZAÇÃO:
“De minha parte, nenhum problema quanto à publicação. A ênfase é essa mesma: a dúvida gerada pelos informes da prefeitura. Sem esquecer da falta de informações quanto ao nome das empresas que a chinesa representa (aqui parece piada: ela representa as empresas e também a prefeitura) e o nome da empresa local que supostamente estaria importando a máquina de fabricação das embalagens e a nova dúvida: quem receberá o tal financiamento PÚBLICO da Caixa RS: os chineses, a empresa local ou a prefeitura?
Se eu fosse da comunicação social da prefeitura (e essa não é a minha área) não ficaria lançando notas que dessem margem a essas dúvidas a não ser por algum objetivo que ainda não está claro. Seria o legítimo “tiro no pé”, como de fato está sendo, ou, como diria o Caetano Veloso, “ou não”.
Neste momento acredito na seriedade do teu trabalho e na tua preocupação em não publicar posições ou opiniões que dêem margem a contestações legais, pois inclusive, já solicitaste que eu desse nova redação a postagem afim de evitar complicações neste sentido. Isso dá tranqüilidade e de certa forma “disciplina” sem censurar as postagens no site.
Abraço
Márcio da Silva Dutra”
AGORA, AS DÚVIDAS:
“Do pouco, quase nada, que entendi sobre a história da fábrica de embalagens é que uma empresa local estaria importando uma máquina, conforme a noticia do dia 06/10, abaixo:
http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=19063&tipo_not=1&ano_nav
A principal é que, a partir de novembro Santa Maria já terá em funcionamento a primeira etapa de uma fábrica de embalagens acartonadas. A máquina para fabricação das embalagens está em fase final de importação por uma empresa local e irá produzir embalagens para sucos, leite e bebidas em geral. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões de reais, após sua implantação definitiva a indústria ocupará uma área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, no Distrito Industrial.
Agora leio isso:
http://www.santamaria.rs.gov.br/index.php?secao=noticias&id=19072&tipo_not=1
O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Busatto e da empresária chinesa Simmy Kong – representante comercial da cidade junto ao mercado asiático, estiveram nessa terça (6) na sede da Caixa-RS, em Porto Alegre, para tratar da obtenção de um financiamento que viabilize a compra de uma máquina de embalagens acartonadas e de uma fábrica que produza essas máquinas a ser instalada no Distrito Industrial da nossa cidade.
Afinal, quem está comprando esta tal máquina? Uma empresa local?
È essa empresa local (cujo nome não foi divulgado) que receberá o financiamento (mesmo não estando presente lá na Caixa-RS)?
São os “chineses” (cujos nomes também não foram divulgados) que receberão o financiamento (duvido muito a Caixa realizar este financiamento; pelo menos não tão rápido assim)?
Ou seria a prefeitura que estaria realizando financiamento para contrapartida do investimento?
Agora embolou tudo, mas deve ser só um problema de comunicação
Abraço!
Márcio da Silva Dutra”
PARA FECHAR, FICA A PERGUNTA CLAUDEMIRIANA: alguém é capaz de responder, com coerência, as dúvidas corretamente colocadas pelo leitor e com as quais compartilho?
Jader, não é bem assim quando houve a instalação em Lajeado apareceu junto os parceiros que iriam consumir a produção, e não vejo nenhum problema que apareça aqui, mesmo sendo alguém muito próximo do povo que comanda a prefeitura, pois no governo Osvaldo um secretário consedeu beneficios a empresa que ele era um dos donos e talvez seja o mesmo, eu como contribuinte só quero saber, se isso é inteligencia ou não ,bom aí nesse tom é brabo meu amigo.
estranho porque aqui no site alguém (muito bem informado) disse com todas as letras que em novembro esta empresa estaria funcionando, estranho é a nossa embaixadora na asia, junto com o prefeito e o super secretário busato, buscando recurso público para quem afinal? qual empresa? quem são as pessoas?MUUUUIIIINTO ESTRANHO!ao leitores do site que trabalham com o homem, nos tirem estas dúvidadas
Claudemir! A propósito do assunto, para se ter um fábrica de embalagens para sucos, não necessariamente, a cidade precisa ter uma uma ou mais fábrica de sucos. Lajeado tam um grande fábrica de embalagens para cerveja, refrigerente, tintas, inclusive automotivas e nem por isso a cidade tem qualquer fábrica de tintas, refrigerantes e cerveja. O mundo hoje é globalizado, bem pequeneninho. Mas o que impressiona, realmente, não é o tamanho do mundo, mas o tamanho da inteligência de alguns.
Um abraço!
Jader Hoffmeister
[email protected]
E o suco quem faz?
Bom, em Santa maria tem a empresa Raízes que fabrica sucos e bons sucos por sinal, mas pode estar se instalando outra, quem seria?
Hummmmm!Quem tem uma empresa de sucos e precisa de embalagens em Santa Maria? talvez isso nos dê uma pista!
Hummmm……não é que eu queira “ZOAR”, afinal no governo Osvaldo Nascimento o então vereador Galvão andou investigando um secretário que…deixa prá lá talvez eu esteja confunfdindo.
Embalagens de suco?mas e o suco que faz?
Ildo Callegari
ando um tanto quanto poético ultimamente
lembrei do Cazuza:
“Olhinhos apertados, tristes/Por que vocês estão me olhando?/Sorrindo feito japoninha/
Não pode ser só de maldade”
Essa história tá muito esquisita;…com a palavra, o “alto Comando da Prefa”.
Ainda bem que o leitor desse site tem dúvidas e nos ajuda a questionar certas coisas. Pena que os repórteres, seja de jornal, rádio ou TV, tem poucas dúvidas e, muitas vezes, deixam de fazer perguntas essenciais.
Posso deduzir dessa leitura que existe “UM ELEMENTO LARANJA” no meio disso tudo????
Será!!! (NOTA DO EDITOR: a deduçäo é de tua inteira responsalidade, Elenara. O repórter e o leitor se limitaram a expor dúvidas. APENAS ISSO)
Isso tá cheirando a coisa mal feita…