Economia

OTIMISMO (2). Eis que até os doutos dão um tempo no vinagre e tomam café da manhã

(Quase) toda segunda-feira é aquela coisa. Os doutos do mercado financeiro (com o indisfarçável apoio de alguns midiatas do apocalipse) se esforçam em oferecer projeções pessimistas sobre o futuro próximo ou distante da economia brasileira. Ainda mais sabendo que o dito por eles é transcrito no tradicional boletim semanal distribuído pelo Banco Central.

Não raro, fica-se com a impressão que os sujeitos tomam vinagre no café da manhã, tamanho seu esforço em fazer mal a quem vai ler o que prognosticam. Pois, aparentemente, o chamado “desdejum” foi bom, nos últimos dias. Enfim, uma gota de otimismo no mar de desamor para com os números da economia brasileira.

O resultado você pode conferir em reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo, com informações da agência de notícias Reuters. Acompanhe, a seguir:

 “Mercado vê PIB maior este ano e inflação de 4,5% em 2010

O mercado melhorou ligeiramente seu cenário para o crescimento econômico e para os preços neste ano, mas piorou a estimativa para a inflação em 2010, colocando-a exatamente no centro da meta perseguida pelo governo, segundo relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 26.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 foi revista de alta de 0,12% na semana anterior para expansão de 0,18%. O prognóstico para 2010 permaneceu em crescimento de 4,80%. Para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, o mercado prevê taxa de 4,29%, ante 4,30% na semana anterior. O prognóstico para a inflação no ano que vem, porém, passou de 4,41% antes para 4,50% agora, em alta pela segunda semana seguida. A meta de inflação de 2009 e de 2010 tem centro em 4,50% e tolerância de 2 pontos porcentuais para cima ou para baixo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo