Arquivo

Eleições 2010. Tarso pega o bonde atrasado. O que não significa que perderá o compromisso

Muito interessante a avaliação feita por Valdo Cruz, da Folha de São Paulo, na coluna “Pensata”, que assina na versão de internet do jornalão paulista. Ele trata dos nomes petistas da preferência do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para sua própria sucessão. Há, no trio, dois gaúchos. Um deles, nato, Tarso Genro. Outra, aquerenciada, Dilma Rousseff. Vale a pena ler. Depois, lá no final, o meu comentário. Confira:

 

“Três nomes, três âncoras

 

O presidente Lula tem hoje três presidenciáveis no PT. Cada um com sua âncora, que tanto pode sustentar como afundar suas pretensões de ser o escolhido como candidato em 2010. São eles: Tarso Genro e seu Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania; Dilma Rousseff e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Patrus Ananias e o Bolsa Família. Dos três, o ministro da Justiça talvez seja aquele com a missão mais espinhosa pela frente. Segurança pública, não é de hoje, tem se revelado um calcanhar de aquiles de todos os presidentes na história recente do país. Área sempre apontada pelos brasileiros como um dos maiores dramas nacionais. Com razões de sobra.

 

Dos três, Dilma Rousseff (Casa Civil) e Patrus Ananias (Bolsa Família) largaram na frente. O PAC de Dilma já fez aniversário de um ano e pode levá-la à condição de nome forte na disputa presidencial. Seu programa, apesar de ainda não ter decolado totalmente, é uma aposta não só do governo mas também do empresariado para acabar com os gargalos da economia brasileira. O Bolsa Família comandado por Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) é um programa consolidado, de grande apelo eleitoral e, não por outro motivo, citado por muitos petistas como um fator a ser considerado na escolha do candidato do partido na sucessão do presidente Lula.

 

Tarso Genro largou com um certo atraso nessa corrida. Foi o último dos três a assumir sua atual pasta. Seu programa de segurança pública também foi a última âncora do presidente Lula lançada na praça. Além disso, é um tema que depende fortemente de um trabalho conjunto com governadores e prefeitos para se viabilizar. Conceitualmente, o programa busca ser uma nova abordagem de segurança pública no país. Não se limita às tradicionais ações de fortalecimento de contingentes policiais país afora e construção de presídios. Dedica-se também à promoção social dos agentes de segurança pública.

 

O ministro da Justiça aposta na parceria e na cobrança para forçar o programa a decolar. Firmou convênio com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) para criar uma metodologia de acompanhamento das ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Os dados serão disponibilizados pela entidade na internet. Quem quiser saber como está a execução de cada uma das ações poderá fazê-lo pelo computador de casa ou do trabalho. A FGV vai elaborar ainda um Índice Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Será calculado a partir de um conjunto de indicadores para tentar medir a eficácia das ações do Pronasci nas regiões onde for aplicado.

 

Até aqui, algumas das ações do programa já começam a caminhar. Cerca de 500 casas serão entregues a policiais nesse primeiro semestre no Rio Grande do Sul. Mais 1.300 imóveis estão em construção no Rio de Janeiro para serem financiados a policiais, uma tentativa de retirá-los das áreas residenciais de risco. Na área de formação, 57.381 alunos se inscreveram para…”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Se a definição fosse hoje, Tarso Genro teria chance nula de concorrer à Presidência da República. Mas não é. Por isso, Dilma tem a dianteira, inclusive do desgaste óbvio, pois vira alvo de todo mundo. Palpite: embora seja óbvio o favoritismo da chefe da Casa Civil, inclusive porque pilota o plano principal na área de crescimento econômico, talvez o maior adversário do gaúcho criado em Santa Maria seja mesmo o mineiro Patrus Ananias.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do artigo “Três nomes, três âncoras”, de Valdo Cruz, da Folha de São Paulo, na Folha Online.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo