Artigos

Liderança na crise – por Carlos Costabeber

Na primeira hora de sexta-feira, reuni os meus funcionários para falar sobre o momento difícil por que passa a economia brasileira. Desejava tranquilizá-los, pois apesar das noticias ruins que a imprensa divulga todos os dias, a nossa situação era bem diferente. Citei que continuamos vendendo muito bem, que as oficinas estão abarrotadas de serviços, e que ninguém precisava ficar preocupado com eventuais demissões. Pelo contrário! Continuamos abertos a contratar profissionais talentosos que desejarem trabalhar com a gente.

E eu não estava fazendo nenhum jogo de cena! Realmente a nossa empresa está preparada para as eventuais mudanças no mercado, pois tem sólidos fundamentos. A começar pelo grupo qualificado de funcionários, pelo marketing agressivo, pela estrutura de pós-vendas e pela linha mundial de produtos que representamos.

Desses quatro fundamentos, o principal são as pessoas. Uma moderna política de Recursos Humanos, faz com que todos se sintam felizes no trabalho, permitindo que se tenha uma baixíssima rotação de pessoal. São pessoas treinadas, motivadas, e com foco na plena satisfação dos clientes.

Faço essa colocação para mostrar o quanto ganha importância a figura do líder, para enfrentar as incertezas e crises de qualquer natureza. O líder é aquele que serve, que sabe dar o exemplo, que encontra soluções, que estimula o espirito empreendedor, que incentiva a criatividade e o comprometimento, que valoriza a meritocracia, que sabe encontrar talentos, e que permite a liberdade de decisão em todos os escalões. Afinal, são esses mesmos funcionários que conhecem realmente o funcionamento de todas as operações da empresa. E eles devem ser consultados sempre, na busca das melhores soluções.

Cabe pois, ao líder, identificar com antecedência os acontecimentos, de forma a encontrar saídas antes que o cenário se modifique. E capacidade para prever com precisão! Por isso, os empresários que já vivenciaram momentos de crise, e que conseguiram sobreviver, terão agora plenas condições de virar o jogo. Isso é, transformar um problema em oportunidades de crescimento como um todo.

Valorizo muito o líder visionário, que decide com segurança, que sabe se adaptar às novas circunstâncias, e que seja adorado pelo seu time. Esse é o cara!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo